continua após a publicidade

te61010205.jpg

Ricardo Mello avança no ranking da ATP.

São Paulo – O paulista Ricardo Mello está próximo de atingir o posto de tenista número 1 do Brasil. Na relação divulgada ontem pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), ele ganhou três posições e aparece como número 56 do ranking de entradas, que leva em conta os resultados das últimas 52 semanas e serve para definir os cabeças-de-chave dos torneios. Já Gustavo Kuerten, afastado das quadras desde setembro por causa de uma cirurgia no quadril, caiu sete posições e está na 52.ª colocação.

Nesta semana, Mello disputa o título do ATP de Delray Beach (EUA), mas não tem de defender pontos, já que o torneio mudou de data: no ano passado foi realizado em setembro. Com isso, dependendo de sua campanha, ele pode tomar o lugar de Guga, que só deve voltar a jogar em abril.

Já Flávio Saretta segue como terceiro melhor do Brasil, mas caiu três posições e aparece como 113.ª do mundo. Quem se deu bem foi o mineiro André Sá, semifinalista no Havaí, que ganhou 16 colocações e é o 167.º do ranking, enquanto Júlio Silva deu um salto de 26 posições por conta de suas participações em challengers nas últimas semanas, aparecendo como 184.º do mundo.

continua após a publicidade

Federer

Mesmo tendo caído nas semifinais do Aberto da Austrália, onde defendia o título do ano passado, o suíço Roger Federer segue na liderança do ranking de entradas, agora com 5.975 pontos, contra 4.140 do australiano Lleyton Hewitt, vice em Melbourne. Hewitt tomou o segundo lugar do norte-americano Andy Roddick, a quem derrotou na semi. Já o russo Marat Safin, mesmo campeão do Grand Slam, segue em quarto lugar, com 3.360 pontos.

continua após a publicidade

Na corrida dos campeões, porém, a liderança é de Safin, com os 200 pontos conquistados no Aberto. O segundo lugar é de Hewitt, com 183, seguido de Federer, com 140. Esse ranking leva em conta apenas os resultados da temporada e serve para definir os oito tenistas que irão disputar o Masters no final do ano.

Feminino

No ranking da WTA, entidade que comanda o tênis feminino, a norte-americana Serena Williams, ex-número 1 do mundo, deu salto da sétima para a segunda colocação com o título na Austrália. Ela tem agora 4.336 pontos, contra 5.058 da compatriota Lindsay Davenport, a quem bateu na final em Melbourne. Serena tomou o lugar da francesa Amelie Mauresmo, que está em terceiro lugar, com 4.322 pontos. O tênis russo segue com quatro jogadoras entre as Top 10 – Maria Sharapova (4.ª), Anastásia yskina (5.ª), Svetlana Kuznetsova (6.ª) e Elena Dementieva (7.ª).

Entre as brasileiras, a mais bem classificada segue sendo a catarinense Maria Fernanda Alves, que caiu da 175.ª para a 182.ª colocação.