Meligeni desencanta em 2003

Demorou, mas finalmente Fernando Meligeni conseguiu sua primeira vitória na temporada 2003. Ontem, no saibro de Buenos Aires, ele superou o espanhol Albert Montañes por 2 sets a 0, com tranqüilos 6/4 e 6/1, e avançou à segunda rodada. Agora, espera a definição do duelo entre Gastón Gaudio e Mariano Puerta.

Meligeni havia começado mal o ano, com más atuações no challenger de São Paulo, torneio em que caiu nas quartas-de-final. Mais tarde, foi derrotado logo na primeira rodada do Aberto da Austrália pelo francês Sebastién Grosjean, por 3 sets a 0.

Na semana passada, depois de quase um mês de preparação, ele voltou ao saibro, mas acabou surpreendido pelo gaúcho Marcos Daniel na estréia em Viña del Mar, no Chile. A derrota mexeu com os brios do terceiro melhor tenista do País, que entrou mordido em busca da recuperação.

Tamanha era a vontade de Fininho no jogo de ontem que ele saiu logo com uma quebra para abrir 3/0. Mais tarde, Montañes, semifinalista do Torneio de Viña del Mar na semana passada, ainda esboçou uma reação, mas já era tarde. Em grande tarde, o brasileiro fechou a parcial em 6/4 e não tirou o pé do acelerador.

No segundo set, bastante empolgado, Meligeni abriu de cara 5/0, com duas quebras seguidas. Na seqüência, Montañes evitou o “pneu” ao confirmar seu game de saque, mas não resistiu ao bom jogo do brasileiro, que fechou em 6/1.

Guga

Depois da vitória de Fininho, outra boa notícia chegou diretamente da capital argentina. Primeiro adversário de Gustavo Kuerten na competição, o chileno Marcelo Ríos, anunciou que não jogará mais por causa de uma contusão nos músculos adutores da coxa.

Com a desistência do ex-número 1 do mundo, vice-campeão na semana passada em Viña del Mar, Guga enfrentará na estréia o ?lucky loser? Ivan Miranda. O peruano, 148.º do mundo, era o tenista de maior ranking que acabou derrotado na última rodada do qualifying e ganhou o direito de jogar o ATP. Os dois nunca se enfrentaram antes.

Há seis meses sem vencer duas

Depois da primeira vitória, Fernando Meligeni parte agora em busca da quebra de um tabu que já o vem incomodando bastante. Há mais de seis meses, o terceiro melhor tenista do Brasil não obtém duas vitórias seguidas em uma competição oficial.

A última vez que Fininho conseguiu o “feito” foi no Torneio de Washington, nos EUA, em agosto do ano passado. Na ocasião, fez ótimas apresentações e bateu inclusive o norte-americano Andy Roddick em uma de suas maiores vitórias dos últimos tempos. A derrota veio nas quartas-de-final diante de Marcelo Ríos.

Depois de Washington, Meligeni caiu na estréia em Long Island e na segunda rodada do Aberto dos EUA, do Brasil Open e de Palermo, última competição em saibro que disputou na temporada. Mais tarde, tentou a sorte no carpete europeu, mas fracassou em Moscou e Lyon.

Em 2002, Fininho alcançou duas vitórias apenas em outras duas oportunidades, ambas no saibro. A primeira delas veio em Acapulco, onde conquistou o vice-campeonato. Em abril, foi à semifinal em Estoril.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo