As estatísticas da temporada 2007/2008, encerradas com a reunião de sexta-feira, no Tarumã, despertou grande interesse, especialmente porque algumas posições ainda
não estavam definidas. Entre os proprietários o Haras Cifra tinha duas vitórias de vantagem sobre o Stud Rafaela; Márcio Gusso ocupava a primeira colocação com 28 vitórias, mas seguido de perto por Antenor Menegolo com 26 vitórias; e José Marcelo liderava com 28 vitórias, contra 26 de João Moreira, que contava com boas montarias.
O Haras Ponta (criador), Dodge (reprodutor) e Prince Doge (animal) estavam com o título assegurado, pois lideravam com ampla vantagem.
Márcio Ferreira Gusso, com as vitórias de Galante Sedutor e Ibest, conseguiu mais um título de campeão, enquanto o Haras Cifra, com três vitórias consecutivas aumentou a diferença entre os proprietários.
A expectativa maior era entre os jóqueis. José Marcelo Ventura tinha duas vitórias de vantagem, mas ganhou apenas uma e com Galardão perdeu por diferença mínima para Resende, na chegada mais emocionante da reunião.
Ventura, por outro lado, estava decidindo o título com o extraordinário João Moreira, que com cinco vitórias conseguiu – acreditamos que de forma inédita – o título de campeão em dois hipódromos numa mesma temporada: Cidade Jardim e Tarumã, mas para isto teve que ganhar cinco corridas, o que valoriza o título de vice-campeão do competente José Marcelo Ventura.
Apresentamos, ao lado, o final das estatísticas de 2007/2008, no Hipódromo do Tarumã.