O empate da seleção brasileira por 0 a 0 com o Uruguai, na noite de segunda-feira, em Montevidéu, pela primeira rodada do hexagonal final do Campeonato Sul-Americano Sub-20 acabou ficando marcado pela acusação do meia Marcos Guilherme de que foi alvo de racismo de um adversário.

continua após a publicidade

“O cara me chamou cinco vezes de macaco. Isso não pode acontecer”, afirmou, citando o camisa 7 da seleção uruguaia, Facundo Castro, como autor das injúrias. “Vamos levar isso à frente. Vários fatos que ocorreram, com Aranha, Tinga, Arouca, e ninguém toma providência. É lamentável e espero que alguém faça algo.”

Em entrevista coletiva, o técnico Alexandre Gallo reiterou a acusação de Marcos Guilherme, jogador do Atlético Paranaense. “Estamos muito chocados com isso. Todos somos de uma raça só. Nossos jogadores ficaram muito chocados. É algo que nós não podemos admitir”.

De acordo com Gallo, a comissão técnica da seleção brasileira Sub-20 vai consultar o departamento jurídico da CBF para definir que ação adotará contra Facundo Castro. De antemão, porém, ele defendeu que o uruguaio receba uma punição pesada pela sua atitude.

continua após a publicidade

“Vamos entrar em contato com nosso departamento jurídico para que tomem as medidas que a lei permite contra o racismo. Nós não suportamos isso, é algo muito mal para o futebol. O mundo do futebol está cansado dessas coisas. Não é bom. Eu tento tirar algo bom de tudo o que acontece, mas disso não tenho nada de bom para tirar. É algo ruim”, disse.

A seleção brasileira Sub-20 perdeu Wallace, expulso, na partida contra o Uruguai e também Kennedy, para o seu próximo compromisso na competição, o duelo com o Paraguai, nesta quinta-feira, às 17h45.

continua após a publicidade

A equipe campeã do Sul-Americano Sub-20 assegura vaga nos Jogos Olímpicos do Rio. O vice-campeão disputará uma repescagem com uma equipe da Concacaf. O Brasil já tem vaga por ser país-sede. Se a seleção ficar na primeira ou na segunda colocação, a equipe que o suceder na classificação herda a vaga. As quatro melhores equipes do Sul-Americano garantem vaga no Mundial Sub-20, que será disputado na Nova Zelândia, entre 30 de maio e 20 de junho.