O campeão da temporada 2016 do Circuito Mundial de surfe já foi definido. Mas os surfistas voltaram para o mar nesta quarta-feira para a disputa da última etapa do ano, nas tradicionais ondas de Pipeline, no Havaí. E Gabriel Medina fez bonito em sua estreia na etapa que sonha vencer e liderou o time brasileiro, que também teve vitórias de Miguel Pupo, Alex Ribeiro, Filipe Toledo e Italo Ferreira.

continua após a publicidade

Em sua bateria, Medina obteve 15,10 e superou o norte-americano Kanoa Igarashi, com 11,24, e o havaiano Bruce Irons, com 3,40. O brasileiro sonha em conquistar o troféu da etapa, o que lhe escapou nos últimos dois anos. Foi vice da etapa em 2015 e mesmo em 2014, quando se sagrou campeão mundial.

continua após a publicidade

Garantindo na terceira fase da etapa, Medina também tenta assegurar em Pipeline o vice-campeonato da temporada. O título já foi assegurado pelo havaiano John John Florence na etapa anterior, disputada em Portugal, em outubro.

continua após a publicidade

Além de Medina, Miguel Pupo também se destacou ao obter 11,40 em sua bateria. Ele deixou para trás o norte-americano Kolohe Andino, com 9,33, e o australiano Bede Durbidge, com 5,40. Com 11,27, Alex Ribeiro bateu o compatriota Adriano de Souza, o Mineirinho (10,54), e o americano Conner Coffin (10,27).

Filipe Toledo, por sua vez, derrotou os australianos Josh Kerr (12,03) e Adam Melling (9,37), ao obter a pontuação de 12,34. Já Italo Ferreira, com 10,50, superou o havaiano Sebastian Zietz (9,07) e o australiano Jack Freestone (10,20). Estes brasileiros estão garantidos na terceira fase.

Já Wiggolly Dantas, Jadson André, Mineirinho e Caio Ibelli terão que disputar a repescagem nesta quinta-feira. Entre os favoritos, John John Florence foi o melhor de sua bateria, com 16,66. E o norte-americano Kelly Slater levou a sua disputa com 12,70. A janela da disputa em Pipeline ficará aberta até o dia 20 deste mês.