A partir desta quarta-feira, a praia da Barra da Tijuca, no Rio, receberá os principais surfistas do mundo na etapa do Rio de Janeiro do Circuito Mundial. E o Brasil será bem representado no mar. O líder do ranking mundial masculino é o brasileiro Gabriel Medina, de 20 anos de idade, que deixou para trás, na lista dos melhores, atletas experientes como Kelly Slater (quarto), Mick Fanning (terceiro) e o brasileiro Adriano de Sousa, o Mineirinho (sexto).

continua após a publicidade

“Nem eu e acho que ninguém no Brasil iria imaginar que um brasileiro estaria liderando o ranking. Estou feliz por estar na frente do ranking e isso não me incomoda não. Eu continuo fazendo o mesmo de sempre, que é tentar surfar o melhor possível nas baterias e quero sair daqui ainda na liderança do ranking”, disse Medina.

A competição será realizada entre os dias 7 e 18 de maio e quem quiser poderá assistir ao evento gratuitamente na areia da praia. Para Medina, essa proximidade com a torcida será um reforço. “Aqui no Rio de Janeiro, nós brasileiros, temos uma vantagem que é a torcida na praia, o que não existe em nenhum lugar do mundo. Então estou animado e confiante em conseguir um bom resultado neste evento, até porque temos uma boa previsão de ondas para o período do campeonato.”

O australiano Mick Fanning, atual campeão mundial, deve ser uma ameaça para a posição de Medina, e demonstrou que vai estar à vontade no Brasil. “Eu gosto bastante desta etapa aqui no Brasil, das pessoas, do lugar, da praia e o Rio de Janeiro é uma cidade linda. Nossa expectativa sempre fica mesmo para que dê boas ondas no campeonato. Estou com boas pranchas, então é tentar fazer o melhor possível para ir passando pelas baterias. Espero conseguir um bom resultado para seguir brigando pelas primeiras posições no ranking.”

continua após a publicidade