O nadador Cesar Cielo, que defenderá o Brasil nesta edição dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, precisou passar pelo hospital na noite da última sexta-feira, mas não terá problemas para estrear na competição neste domingo. Segundo o médico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Marcus Bernhoeft, o brasileiro sentiu os efeitos da altitude, mas terá condições de nadar. “Foi uma angústia que ele teve. Tinha uma dúvida e foi ao hospital para sanar esta dúvida.”
O médico negou que o campeão olímpico e mundial tenha contraído infecção, o que já aconteceu com outros dois atletas da delegação da natação do Brasil, Diogo Yabe e Bruno Fratus. “A altitude intensifica os problemas de saúde. Quem está fragilizado sente mais. Tivemos alguns problemas de infecção em La Loma (na aclimatação em San Luís Potosí), mas estão todos bem.”
Bernhoeft confirmou que Cielo passou por exame, mas não revelou qual, alegando sigilo médico. Disse, no entanto, que os resultados foram bons, o que ajudou a tranquilizar o atleta antes de sua estreia neste Pan.