O Coritiba vai ter um desfalque no departamento médico nos próximos dias. Mas é por uma boa causa. O médico William Yousef, de 31 anos, viaja no dia 5 deste mês para Santo Domingo, onde ficará a serviço da seleção brasileira de canoagem. Como o Coritiba não tem atletas na seleção de futebol sub-20, (o único convocado é o atleticano Dagoberto) o ortopedista será o representante no pan-americano. “Torço para o Coritiba desde pequeno e trabalhar no clube é a concretização de um sonho. Agora poderei concretizar outro, que é participar de uma competição deste porte”, diz Yousef, que espera usar o pan de trampolim para as Olimpíadas de Atenas.
O trabalho de Yousef na canoagem começou em 2002, quando a equipe brasileira esteve em Curitiba para a disputa dos Jogos Sul-Americanos. Seis meses antes, ele havia enviado um currículo para a Confederação Brasileira de Canoagem, já levando em conta as disputas da modalidade, que habitualmente acontecem nas raias do Parque Iguaçu. “Acabei sendo escolhido e comecei a trabalhar em outubro do ano passado”. O bom trabalho realizado há dez meses de idas e vindas a Piraju, cidade do interior de São Paulo onde a seleção treina, o credenciaram a estar na comissão médica do COB, que contará com 19 profissionais. “Aguardei a convocação com muita expectativa. Vai ser muito importante estar trabalhando ao lado de profissionais renomados”, diz o especialista em medicina esportiva.
As lesões de atletas da canoagem tem uma intensidade diferente das dos jogadores de futebol, que é um esporte de contato, mas também afetam as articulações. “Pela posição em que ficam nas canoas, os atletas podem ter problemas nos joelhos. Mas a maioria das lesões acontecem nas articulações do ombro, pelo movimento exigido pelo esporte”.
A viagem de William Yousef está marcada para o dia 5. Antes do embarque, ele trabalha na partida entre Coritiba e Fortaleza, no domingo, no Couto Pereira.