A sequência de temporadas na Série B mostra que o torcedor está rompendo com o Paraná Clube. A média de público segue ladeira abaixo ano a ano. Depois de 2006 e 2007, quando, ainda na Primeira Divisão e na disputa da Libertadores, o Tricolor obteve médias de 10.557 e 11.259 torcedores por jogo, as arquibancadas do estádio Durival Britto só fazem esvaziar. Em 2008, o risco de queda para a Terceirona foi real e o clube só conseguiu “respirar” nas últimas rodadas. Resultado: 4.711 torcedores frequentaram, em média, a Vila Capanema. O número, já ruim, só fez piorar nos últimos anos. Sem traquejo – e, porque não dizer, dinheiro – para honrar sua tradição na Série B, o Paraná se tornou um mero figurante na competição. Resultado: estádio cada vez mais vazio e nenhum recurso em caixa.

continua após a publicidade

O programa SemPRe Paraná não decolou e o clube só conseguiu um pico de 3 mil sócios neste ano. Só que a campanha irregular afugentou o associado e o número de inadimplentes já é significativo. Sexta-feira, no jogo que marcou a despedida do Tricolor da Vila Capanema, nesta temporada, pouco mais de 1.700 torcedores foram ver o empate por 0 x 0 com o Bragantino. O público fez o Paraná fechar sua participação na Série B deste ano com média de 3.270 pagantes.

Se comparado com o desempenho de público de quatro anos atrás, por exemplo, a média do Tricolor no Campeonato Brasileiro despencou 69%. Um queda que hoje explica parte da dura realidade financeira do Paraná Clube. Para o ano que vem, livrar-se deste círculo vicioso é a missão tricolor.

Agenda

continua após a publicidade

Após o fim de semana livre, os jogadores do Paraná Clube se reapresentam hoje para a última semana de treinos da temporada. Na 38.ª rodada, o Tricolor vai a Florianópolis encarar o Figueirense. O clube catarinense faz a festa após garantir o acesso à Primeira Divisão nacional.

Retorno

Para esta partida, Roberto Cavalo não irá poupar ninguém. Sua ideia é escalar a força máxima, inclusive com a volta de Luiz Camargo ao meio-campo. O jogador substitui a Edimar, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O restante do time será, possivelmente, o mesmo utilizado na jornada contra o Bragantino.

Tabela

continua após a publicidade

Na última rodada, quatro jogos servem apenas para cumprimento de tabela. Um deles é o do Paraná frente ao Figueirense. Hoje, a CBF deve homologar a tabela, com a possível antecipação de alguns desses “amistosos” para a sexta-feira à noite.