O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, receberá hoje, às 11h30, no Palácio do Planalto, os atletas que conquistaram medalhas para o país nos Jogos Paraolímpicos de Pequim.

continua após a publicidade

No total serão 47 atletas de diversas modalidades, entre eles a natação e o atletismo, que juntos conquistaram 34 medalhas. Quatro são paranaenses: Luiz Algacir Vergílio da Silva e Welder Camargo Knaf, do tênis de mesa; Terezinha Aparecida Guilhermina, do atletismo; e Eliseu dos Santos, da bocha.

Em Pequim, o Brasil foi representado pela maior delegação da história da participação do país em Jogos Paraolímpicos: 188 integrantes em 17 modalidades. 

O país encerrou sua participação em Pequim em 9.º na colocação geral, com 47 medalhas, sendo 16 de ouro, 14 de prata e 17 de bronze a melhor campanha brasileira na história dos Jogos.

continua após a publicidade

Em Atenas 2004, o Brasil ficou em 14.º, com 33 medalhas (14 ouros), uma evolução significativa, que superou as expectativas do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB).

Atletas

continua após a publicidade

Entre os homenageados em Brasília estarão os nadadores Daniel Dias somando nove medalhas e André Brasil cinco, a natação conquistou 19 medalhas em Pequim.

No atletismo, os destaques foram Lucas Prado, que colocou três ouros no peito  e Terezinha Guilhermino, que voltou ao Brasil com uma medalha de cada cor também estarão na solenidade.

“Estou feliz de saber que o presidente valoriza o esporte paraolímpico e que a partir de agora a sociedade pode se orgulhar dos atletas. Para nós será muito bom, depois de Pequim já sentimos muita diferença”, declarou Daniel Dias.

O país conquistou medalhas em oito modalidades das 17 em que enviou atletas, incluindo os inéditos triunfos na bocha dois ouros e um bronze e no tênis de mesa uma pratas , esportes que nunca antes haviam subido ao pódio.

O Brasil ainda somou cinco medalhas no judô contando com o ouro de Antônio Tenório, primeiro tetracampeão paraolímpico da história do esporte nacional. O futebol de 5 ainda se sagrou bicampeão e o país ainda conquistou medalhas no hipismo e no remo.