Atletas brasileiros que ganharem medalhas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro devem ter suas imagens estampadas nos selos comemorativos do evento, revelou o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro Neto, nesta quinta-feira, no estádio do Maracanã. O dirigente conduziu o lançamento da segunda remessa de selos comemorativos voltados para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

continua após a publicidade

A série de selos tem tiragem de 2,4 milhões. São 20 modelos que retratam os seguintes esportes: boxe, canoagem, esgrima, futebol, golfe, handebol, taekwondo, tênis de mesa, triatlo e judô paralímpico. A primeira fase teve a mesma tiragem e 1,3 milhão foi comercializado.

Novas emissões devem ser lançadas até os Jogos. As vendas são realizadas por meio do site dos Correios. “Ainda não definimos quantas séries lançaremos até a Olimpíada, mas conversamos com o Comitê Rio-2016 e devemos ter uma série com os brasileiros que ganharem medalhas”, disse Pinheiro Neto.

Durante a solenidade, o Banco Central apresentou o terceiro conjunto de moedas comemorativas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Ao todo, nove moedas fazem parte desta nova leva – uma de ouro, quatro de prata e quatro de metal de livre circulação. Até 2016, está prevista a apresentação do quarto e último conjunto – fechando 36 modelos de moedas.

continua após a publicidade

Chefe de meio circulante do BC, João Sidnei Figueiredo Filho, comemorou as vendas das duas primeiras remessas. Das 10 mil de ouro lançadas, 7 mil foram vendidas. As de prata somam 200 mil e metade delas já foi adquirida. Durante o lançamento, mais 5 mil moedas de ouro e 100 mil de prata foram postas à venda. “A gente espera que as vendas melhorem com a proximidade dos Jogos”, considerou Figueiredo Filho.

continua após a publicidade

Desta vez, as moedas trazem imagens com referência à luta olímpica, remo, ciclismo, futebol, vôlei, maratona, atletismo paralímpico e judô, além de trazer desenhos de pontos turísticos do Rio, animais nativos e referências ao forró. As versões de ouro e prata, voltadas para colecionadores, podem ser adquiridas em algumas agências do Banco do Brasil em diversos estados e no site do BC.