São Paulo – O objetivo é um só, e qualquer resultado abaixo disso será considerado um fiasco: voltar a ser campeã. A McLaren apresentou ontem o carro que, nas mãos de Fernando Alonso, pode resgatar a história vencedora do time, que no ano passado não ganhou uma corrida sequer. E que desde 1999 não conquista um título.
O MP4-22 veio à tona um dia depois da F2007, o carro da Ferrari que, junto com a Renault, forma o trio das favoritas na temporada da F1 que começa no dia 18 de março em Melbourne, na Austrália.
A apresentação da máquina, que leva o número 1 do bicampeão Alonso na carenagem, foi promocional. Antes de tirar o pano, o espanhol e seu novo companheiro, o inglês Lewis Hamilton, aceleraram o carro do ano passado nas ruas de Valência, para delírio de uma multidão calculada em 150 mil pessoas. Amanhã, a McLaren faz o ?shakedown? do carro no circuito valenciano e na semana que vem começa os treinos para valer.
?Estou mais motivado do que nunca?, disse Fernando. ?É um dia fantástico e uma honra defender esta equipe. Já estou muito à vontade aqui e vamos lutar pelo campeonato mais uma vez?, prometeu.
Hamilton, estreante, disse que quando era garoto acompanhava pelos jornais e pela TV os lançamentos de novos carros da F1, e que participar de um deles ?é um sonho?. ?Só eu sei como foi duro chegar até aqui?, falou o piloto, que a McLaren e a Mercedes ?adotaram? em 1998, quando ele ainda corria de kart. No ano passado, Hamilton conquistou o título da GP2.
A McLaren incorporou o nome da operadora de telefonia celular Vodafone em seu título oficial. A empresa, até o ano passado, patrocinava a Ferrari. Nos últimos 30 anos, é a terceira marca que ?batiza? a equipe – as outras foram Marlboro e West, marcas de cigarros. O novo carro, na aparência, guarda semelhanças com os últimos dois McLaren, de bico muito fino e linhas esguias, herança do trabalho do projetista Adrian Newey, hoje na Red Bull.
Schumacher pode testar Ferrari
São Paulo – Que ninguém se surpreenda se Michael Schumacher aparecer testando o novo carro da Ferrari, a F2007. O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, disse que é bem possível que ele peça para andar no novo brinquedo da equipe.
A F2007 (ao lado) completou 39 voltas ontem com Felipe, a melhor delas em 58s360. Foi apenas o ?shakedown?, teste de verificação, do carro que entra para valer na pista no próximo dia 23, em Mugello.