A McLaren festejou nesta terça-feira a parceria com a Petrobras. A estatal brasileira fornecerá em 2019 combustível e lubrificante para a escuderia na Fórmula 1. O acordo foi divulgado em evento realizado em São Paulo, e contou com os principais executivos das duas empresas.

continua após a publicidade

O diretor executivo da McLaren, Zak Brown, lembrou da tradição do País no automobilismo. “A paixão dos brasileiros pela Fórmula 1 é lendária e o país produziu alguns dos nomes mais icônicos da história da Fórmula 1. Por isso estamos muito felizes em aprofundar nossa relação com os fãs brasileiros de F1”, comentou.

continua após a publicidade

Na temporada 2018 da Fórmula 1, curiosamente, o Brasil não terá representantes nas pistas pela primeira vez desde 1970. O acordo com a Petrobras, em um primeiro momento, não prevê a chegada de brasileiros para ocupar o cockpit dos carros da McLaren.

continua após a publicidade

O diretor de corridas da McLaren, Eric Boullier, elogiou a estrutura da Petrobras. “O desenvolvimento de combustível e lubrificante é uma contribuição importante para nosso objetivo primário de alcançar sucesso na Fórmula 1. E a Petrobras tem uma grande e bem sucedida experiência na Fórmula 1.”

A Petrobras está fora da Fórmula 1 desde 2008, quando encerrou uma parceria que durou 11 temporadas com a Williams. A empresa brasileira também foi fornecedora de lubrificantes da Jordan por dois anos na categoria máxima do automobilismo, assim como estampou a sua marca nos carros da Williams, em um acordo apenas de patrocínio, entre 2014 e 2016.

No caso, este último acordo não foi renovado para a temporada de 2017 por causa do anúncio anterior da aposentadoria de Felipe Massa, que acabou adiando o seu adeus à F-1 para o final do ano passado.

Também esteve presente no evento de divulgação o presidente da Petrobras, Pedro Parente, que explicou um pouco o motivo de a estatal brasileira ter retornado à principal categoria do automobilismo.

“As tecnologias desenvolvidas para a Fórmula 1 serão transferidas para os produtos que oferecemos a nossos consumidores e estar na vanguarda do desenvolvimento de combustíveis e lubrificantes tem valor para a nossa empresa, seus acionistas e seus clientes”, afirmou.