A McLaren fez dobradinha na primeira sessão de treinos livres para o GP da Alemanha, décima etapa do Mundial de Fórmula 1. O inglês Lewis Hamilton estabeleceu a melhor volta no circuito alemão, com 1min15s537, e foi seguido pelo companheiro Heikki Kovalainen, que marcou 1min15s666.
A sessão foi marcada pelas variações climáticas, e as condições de pista só melhoraram no fim, à medida em que o asfalto secava. Felipe Massa foi o terceiro colocado, com 1min15s796, e viu o parceiro de Ferrari, Kimi Raikkonen, ficar em quinto, o bicampeão Fernando Alonso, da Renault, terminou na quarta posição.
O melhor piloto da casa no treino foi Nico Rosberg, da Williams, com a sexta posição. Logo depois ficou Sebastian Vettel, da Toro Rosso, que ganhou os holofotes no fim de semana ao ser anunciado como substituto de David Coulthard na Red Bull em 2009.
Nick Heidfeld, da BMW, terminou em nono e viu seu companheiro Roberto Kubica – quarto colocado no Mundial, ficar apenas na 19ª colocação, depois de uma rodada.
Nelsinho Piquet confirmou o bom momento e terminou o treino em décimo. Rubens Barrichello, que subiu ao pódio em Silverstone, há duas semanas, fechou na 16ª colocação. A segunda sessão livre acontece às 9 horas (horário de Brasília).