Um dia depois de dispensar o mexicano Sergio Pérez, a McLaren anunciou o nome do dinamarquês Kevin Magnussen, de 21 anos, para formar dupla com o inglês Jenson Button na temporada 2014 da Fórmula 1. Magnussen fez parte do programa de jovens pilotos da equipe inglesa e conquistou recentemente o título da World Series.

continua após a publicidade

O anúncio já era esperado desde quarta, quando Sergio Pérez confirmou que não teria seu contrato renovado. O mexicano teve fraco desempenho durante a temporada, em seu primeiro ano na McLaren, e acabou sendo substituído por uma nova aposta do time, que continuará a ser liderado por Button.

A renovação do contrato do piloto britânico já era dado como certo há algumas semanas, mas sua permanência na equipe só foi oficializada nesta quinta. A McLaren pretende aproveitar a experiência do campeão de 2009 neste momento de transição na F1, com diversas mudanças técnicas a serem implementadas no próximo ano.

“A velocidade, a inteligência e a habilidade de Jenson serão cruciais para a McLaren sair em vantagem. Além disso, sua capacidade de ajudar a desenvolver o carro e seu feedback técnico serão de grande valor na transição para um mundo mais complexo na Fórmula 1”, disse o chefe de equipe, Martin Whitmarsh.

continua após a publicidade

Para a McLaren, a experiência de Button ajudará a aperfeiçoar as habilidades de Magnussen. “Kevin e muito talentoso e determinado. Temos grande esperança nele. Toda vez que testou um carro de F1, foi muito rápido e detalhista. Suas avaliações são de primeira classe”, exaltou o dirigente.

Whitmarsh admitiu que o título da World Series (categoria de menor potência promovida pela Renault) ajudou na contratação do novo piloto. “O jeito como venceu foi realmente impressionante. Ele mostrou não apenas seu grande ritmo como também exibiu maturidade e habilidade para estruturar e administrar uma campanha vitoriosa”.

continua após a publicidade

Magnussen, por sua vez, exaltou a oportunidade de defender as cores da McLaren em 2014. “Estou absolutamente radiante por poder fazer minha estreia na Fórmula 1 na McLaren. Simplesmente acho que esta é a melhor equipe. Era meu sonho dirigir pela McLaren desde que era criança. E não é exagero dizer que dediquei a maior parte da minha vida na busca desde objetivo”, disse o jovem piloto.

Com o anúncio do dinamarquês, a Fórmula 1 terá ao menos três novatos em 2014. Além de Magnussen, a categoria terá os russos Danii Kvyat, na Toro Rosso, e Sergey Sirotkin, na Sauber.