O mexicano Saul Canelo Alvarez não foi páreo para o norte-americano Floyd Mayweather, neste início de madrugada de domingo, no ringue do Hotel MGM, em Las Vegas. Com uma habilidade incomum, “Money” venceu por pontos e conquistou o título dos médios-ligeiros do Conselho Mundial de Boxe (CMB). De quebra, o pugilista ainda recebeu de prêmio um cinturão de ouro do CMB. “Não sei se foi minha melhor luta na carreira, mas pude mostrar minhas habilidade”, disse o invicto campeão, de 36 anos, que agora soma 45 vitórias.
Mayweather teve o reconhecimento do adversário após a luta. “Ele é um grande lutador. Sabíamos de sua esperteza em cima do ringue, mas não soube como pegá-lo”, disse Canelo, de 23 anos, que perdeu pela primeira vez em 43 lutas.
Só uma coisa não teve explicação. O jurado CJ Ross deu empate, em 114 pontos. Pontuação que causou estranheza até mesmo entre os mexicanos. Já Dave Moretti apontou 116 a 112 e Craig Metcalfe anotou 117 a 111.
Com o apoio dos torcedores mexicanos, que eram maioria no ginásio, Canelo enfrentou desde o início dificuldades com a mudança de estilo de Mayweather a cada round. Começou no ataque, passou a rodar o adversário, foi para o ataque, lutou a curta distância, buscou os golpes longos, enfim deu uma aula de como se joga o boxe.
Com o desempenho dos lutadores no ringue, a partir já do quarto round os mexicanos pareciam conformados com a derrota e já se ouvia os primeiros gritos de “USA, USA”.
Depois de mais uma vitória, que lhe valeu US$ 41,5 milhões de bolsa, Mayweather não quis falar de futuro. “Quero férias com a minha família.” O que se espera é que “Money” possa enfrentar no início de 2014 o compatriota Timothy Bradley, caso ele vença o mexicano Juan Manuel Marquez, dia 12 de outubro, também no Hotel MGM, em Las Vegas.
Em uma luta sensacional, o norte-americano Danny Garcia manteve os cinturões dos meio-médios, versão Conselho Mundial de Boxe e Associação Mundial de Boxe, ao derrotar o argentino Lucas Mathysse, por pontos, após 12 rounds. Os jurados foram unânimes: 115-111 e 114-112 (duas vezes).
O americano, de 25 anos, também contrariou a bolsa de apostas, que era favorável ao lutador sul-americano. Garcia se mantém invicto, após 27 lutas, enquanto Matthysse perdeu pela terceira vez em 37 lutas.