A brasileira Mayra Aguiar conquistou neste domingo a medalha de bronze na categoria até 78kg no Mundial Júnior de Judô, disputado em Paris, na França. Com isso, o Brasil encerrou o campeonato com três pódios, depois do ouro de Sarah Menezes (até 48kg) e do bronze de Mariana Silva (até 63kg) nos dias anteriores.
Com essa performance em Paris, o Brasil terminou o Mundial Júnior na quinta colocação na classificação geral, atrás apenas de Japão, Ucrânia, França e Coreia do Sul. E o judô brasileiro passa a ter um total de 35 medalhas conquistadas na história da competição, com 10 de ouro, oito de prata e 17 de bronze.
Para chegar ao pódio, Mayra Aguiar disputou cinco lutas neste domingo. Na estreia, venceu a croata Ivana Maranic. Depois, superou a francesa Audrey Tcheumeo. Mas perdeu na sequência para a japonesa Akari Ogata, por ippon. Aí, ganhou da sul-coreana Ha-Na Shin e da ucraniana Ivanna Makukha, faturando o bronze.
Foi a terceira medalha de Mayra Aguiar na história do Mundial Júnior, um feito inédito para o Brasil – também foi bronze em 2006, na República Dominicana, e prata em 2008, na Tailândia. Com apenas 18 anos, ela já faz planos para a próxima edição, em 2010. “Quero chegar à quarta medalha e só falta o ouro para mim”, avisou.
Ainda neste domingo, mais dois judocas brasileiros entraram em ação no último dia do Mundial Júnior. Mas tanto o meio-pesado Jonas Inocêncio (até 100kg) quanto o pesado Roberto Silva (acima de 100kg) foram derrotados logo na primeira luta, sendo eliminados precocemente da competição disputada em Paris.