O Brasil tem duas chances de medalha nesta sexta-feira no Mundial de Judô, que está sendo realizado em Budapeste. Mayra Aguiar (até 78kg) avançou às semifinais e segue firme em busca do título, enquanto Maria Portela (até 70kg) vai disputar a repescagem em busca do bronze. Já Samanta Soares (até 78kg) foi eliminada precocemente.

continua após a publicidade

Mayra Aguiar teve grande desempenho nas preliminares nesta sexta, tendo vencido as três lutas que disputou por ippon. A brasileira superou a eslovena Klara Apotekar e a austríaca Bernadette Graf, antes de encarar nas quartas de final a francesa Audrey Tcheuméo.

continua após a publicidade

Tcheuméo superou Mayra nas semifinais da Olimpíada do Rio, mas dessa vez a brasileira se deu melhor. A brasileira ainda levou duas punições, mas conseguiu um wazari e, na sequência, imobilizou a rival, que se viu forçada a abandonar a luta.

continua após a publicidade

Nas semifinais, Mayra terá pela frente a japonesa Ruika Sato. Em caso de vitória, já vai garantir a sua quinta medalha em Mundiais, sendo que a brasileira foi campeã em 2014.

Maria Portela estreou em Budapeste com vitória sobre a sul-coreana Hye Jin Jeong. Cada lutadora conseguiu um wazari, até que a brasileira desempatou a luta ao conseguir mais uma wazari, agora no golden score. Na sequência, o combate com a britânica Gemma Howell também foi definido pela brasileira com um wazari no golden score, após cada lutadora receber duas punições.

Nas quartas de final, Maria Portela perdeu para a japonesa Chizuru Arai. Assim, ela foi para a repescagem, fase em que terá pela frente a espanhola María Bernabéu. Em caso de triunfo, lutará pelo bronze contra uma das derrotadas nas semifinais.

Na mesma categoria de Mayra, Samanta Soares fez a sua estreia em Mundiais e perdeu logo na sua primeira luta nesta sexta-feira, para a japonesa Mami Umeki, que foi campeã em 2015.