Mauro Ribeiro relembra título na França

Há quinze anos, um paranaense escrevia um capítulo importante na história do ciclismo brasileiro. No dia 14 de julho de 1991, o Mauro Ribeiro vencia uma etapa da Volta da França, um dos três maiores eventos esportivos do mundo. Um feito único até hoje, sobretudo pela vitória conquistada em plena comemoração da Queda da Bastilha. "Foi marcante. Realmente foi um mês abençoado, pelo nível técnico que é", vibrou.

Aos 42 anos de idade, ele continua vivendo intensamente o mundo dos pedais, agora no comando técnico da equipe Extra e da seleção brasileira de estrada.

A participação na Volta da França aconteceu em 91, ano do primeiro dos cinco títulos seguidos do espanhol Miguel Indurain. "Como estrangeiro, eu não via importância do tour e tirava férias na época. Mas quando tive a oportunidade de assistir, pedi para correr na assinatura do contrato de 90 para 91", falou.

A atuação foi marcante, com a vitória na 9.ª etapa, entre Aleçon e Rennes, e a 47.ª colocação geral. "Isso é uma satisfação. Você entra para um clube de elite. Realmente marcou", destacou.

Para potencializar, Mauro venceu em plena comemoração da Queda da Bastilha, quando todos aguardam uma conquista francesa, na região que é o berço do ciclismo francês e onde há maior concentração de praticantes, a Bretanha. "Eu bati um francês (Laurent Jalabert) e ficou uma coisa fantástica, porque os próprios jornalistas falaram: ele é brasileiro, mas é francês, porque corre numa equipe francesa e todos me adotaram como francês", recordou.

O prestígio foi significativo, inclusive no Brasil. "Para ter uma idéia, a etapa acabou às quatro e meia da tarde e quando eram seis e meia eu ainda estava dando entrevistas. Tinha 400 jornalistas. Saiu em 150 jornais no mundo", salientou. "O Collor (Fernando Collor de Mello, presidente da República na ocasião) me passou telegrama", finalizou Mauro Ribeiro.

Mercado vence décima etapa

Pau, França (AE) – O ciclista espanhol Juan Miguel Mercado, da equipe Agritubel, foi o vencedor da décima etapa da Volta da França, disputada ontem entre as cidades de Cambo les Bains y Pau. Ele completou os 190,5 km do percurso, que possui alguns trechos de montanha, em 4h49min10. Mas, o grande destaque do dia ficou para o Cyril Dessel, que chegou em segundo lugar e assumiu a camisa amarela, que é dada ao líder da classificação geral por tempos.

Hoje acontece a 11.ª etapa, entre as cidades de Tarbes, na França, e Val d’Aran/Pla-de-Beret, na Espanha.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo