O craque tricolor despediu-se oficialmente ontem. |
“Não é um adeus e sim um até logo.” Com estas palavras o atacante Maurílio se despediu ontem do Paraná Clube. Ele defenderá o Al Ittihad, da Arábia Saudita e hoje mesmo segue para o Oriente Médio.
O “capitão” foi indicado pelo técnico Oscar Bernardi para substituir o tetracampeão mundial Bebeto, dispensado por deficiência técnica. Além de Maurílio, o clube saudita também está levando o meia Lindomar, que disputou o Brasileirão pelo Gama, do Distrito Federal, rebaixado à segunda divisão.
“Estou muito feliz, pois este é o melhor contrato que já fiz em minha carreira. Espero que não seja o melhor da minha vida, pois ainda tenho um caminho a percorrer”, disse. Maurílio agradeceu aos dirigentes – Enio Ribeiro, Ocimar Bolicenho e Altair Barranco – e à torcida paranista, reafirmando que a saída do clube só está acontecendo por questões financeiras. “Se fosse para permanecer no Brasil, não teria por que sair do Paraná. Mas a proposta foi irrecusável”, afirmou.
O Tricolor disputou o Brasileirão sob o risco do rebaixamento, mas isso não impediu um grande desempenho do atacante. Mesmo já tendo participado da conquista do bicampeonato brasileiro pelo Palmeiras (93/94) e do título da Copa do Brasil pelo Juventude (99), Maurílio assegura que seu melhor rendimento ocorreu nesta temporada. “Nunca fiz tantos gols em uma competição tão importante como o Brasileirão”, comentou. Foram 14 gols no nacional, determinantes para a permanência do Paraná na série A, e 23 em toda a temporada. “Minha especialidade sempre foram as assistências. Desta vez, foi diferente e por isso teve um sabor muito especial.” O atacante sabe que esses gols foram decisivos para a assinatura desse contrato milionário.
Será a terceira experiência fora do Brasil para Maurílio. Ele já atuara no Logroñes, da Espanha, e no Vitória de Guimarães, de Portugal. O jogador reconhece que o fato de encarar uma nova cultura é mais um obstáculo a superar. “Mas, gosto desses desafios, de conhecer outros países, outros estilos de vida”, garantiu. Maurílio ficará na cidade de Jeeddah e pouco sabe sobre o campeonato saudita. “Só sei que trata-se de um clube muito bem estruturado. Vou ter a facilidade de comunicação com o treinador, o que é muito importante, e com o próprio Lindomar.”