O curitibano Mauricio Shogun Rua terá motivação especial para enfrentar o norte-americano Brandon Vera, em Los Angeles, Estados Unidos. Quem vencer o duelo pelo Ultimate Fighting Championship on Fox, com início previsto para a meia-noite de sábado para domingo, será o próximo desafiante na luta pelo cinturão dos meio-pesados, atualmente com o norte-americano Jon Jones. O anúncio foi feito durante a semana pelo presidente do UFC, Dana White.
A luta de hoje é vista como fundamental para que Shogun, que representa a academia Universidade da Luta (UDL), permaneça com o objetivo de se reafirmar como melhor do mundo em sua categoria. O cinturão dos meio-pesados esteve nas mãos do paranaense em 2010, mas no ano passado foi conquistado por Jon Jones.
Para o ex-lutador Murilo Ninja Rua, irmão de Shogun, a característica dos adversários de hoje deve favorecer para a realização de um grande espetáculo. “Os dois são trocadores. (A luta) pode ser na base do chão, mas acho que vai ser mais em pé mesmo”. “Acho que meu irmão vai tentar impor o jogo no trabalho de pernas. Ele tem um Muay Thai muito bom”, completou.
Apesar de sua especialidade, o próprio Shogun anteriormente chegou a reconhecer que, por se tratar de uma luta de MMA (Artes Marciais Mistas), todo tipo de combate é possível no octógono.
Único brasileiro a ter conquistado o UFC e o Pride, os torneios mais importantes ao longo da história do MMA, Shogun é visto como herói pelo adversário, conforme entrevista concedida por Brandon Vera ao site do Ultimate Fighting Championship. Em vídeo publicado anteontem pela entidade organizadora do evento, o lutador curitibano também dava declarações de respeito ao adversário e disse que o duelo será mais um grande teste em sua carreira.
Ontem, os lutadores participaram da pesagem oficial do evento. No último encontro antes de entrarem no octógono, o clima foi amistoso, com direito a um abraço entre os adversários da luta principal do UFC on Fox.
Entre as lutas preliminares do UFC on Fox, que têm início a partir das 17h45 (horário de Brasília), também entrarão no octógono outros dois brasileiros. Lyoto Machida enfrentará o norte-americano Ryan Bader. Wagner Prado atuará contra Phill Davis. Ao todo, no Staples Center, em Los Angeles, irão ocorrer dez lutas.