A maior parte da torcida do Palmeiras tem reclamado bastante da arbitragem em jogos do Campeonato Brasileiro e a diretoria garante que está lutando pelos direitos do clube nos bastidores, sem fazer alarde, como outros clubes estão fazendo. O diretor de futebol Alexandre Mattos assegura que, quando o Palmeiras se sente prejudicado, faz a reclamação oficial, sem precisar dar entrevistas protestando, já que não compactua com tal atitude.
“Arbitragem é um assunto chato. A gente tem que cobrar que seja sempre da melhor maneira possível e isenta. Polêmica sempre vai ter, mas não vamos pegar o microfone e sair falando”, explicou o dirigente. “Sempre que nos sentirmos prejudicados, mandamos um ofício para a Federação Paulista e CBF com a reclamação. É assim que tem que ser”, completou.
Mattos garante que mesmo quando o time vence, mas deixa o gramado se sentindo prejudicado, não deixa com que o resultado mude a postura. “Quando ganhamos do Avaí, teve um gol do Kelvin que a bola entrou uns cinco metros e o Palmeiras reclamou, mas sem pegar o microfone e sair dando porrada em todo mundo”, disse o dirigente, fazendo críticas as diretorias de Atlético-MG, Atlético-PR, entre outros clubes, que recentemente criticaram a arbitragem.
O Palmeiras chegou a divulgar em seu site oficial uma nota onde defendia os árbitros e a credibilidade do Brasileirão, entretanto, admitia que também se sentia prejudicado, embora não fizesse críticas públicas. Na partida contra o Atlético-MG, por exemplo, muitos palmeirenses reclamaram do pênalti marcado a favor do time mineiro. Mattos nega problema neste jogo. “Achei que foi uma arbitragem correta”, disse.
Um fato curioso é que o Palmeiras é o único clube na Série A do Campeonato Brasileiro que não teve nenhum pênalti marcado a seu favor durante toda a competição. E nesta quarta-feira, volta a campo para encarar o Cruzeiro pela Copa do Brasil. O árbitro da partida será Anderson Daronco, que apitou duas goleadas aplicadas pelo Palmeiras na temporada: vitórias por 4 a 1 sobre o Vasco, no Rio de Janeiro, e 4 a 0 no São Paulo, no Allianz Parque, em jogo que ficou marcado pelo golaço de Robinho, encobrindo Rogério Ceni.