A apresentação do novo técnico do Atlético já tem data para acontecer. O alemão Lothar Matthäus chega a Curitiba no dia 25 e deverá fazer sua estréia na sexta rodada do Campeonato Paranaense.
Ele está tentando se desvencilhar do comitê organizador da Copa do Mundo para poder trabalhar no Rubro-Negro sem ter que voltar para seu país no meio do ano. Enquanto isso, o clube corre atrás de um auxiliar técnico que fale a língua do profissional e um professor para o ex-craque aprender o português rapidamente.
O único problema para que ele seja anunciado e venha trabalhar na Baixada agora é que Matthäus deu a palavra para Franz Beckenbauer para promover o Mundial da Alemanha. Os dois são amigos muito próximos e o treinador teria que viajar por vários países para divulgar a competição, principalmente porque sua imagem aumentaria o prestígio do principal torneio do mundo. Matthäus não quer assumir o Furacão e ter que viajar toda vez que for chamado. Ele prefere pegar a equipe e seguir em frente até o final do contrato, em dezembro.
Por sua vez, o Atlético até admite liberar o profissional durante o período da Copa. Neste caso, Matthäus poderia manter o compromisso de ser comentarista da Premiere, principal emissora de futebol na Alemanha. Mas isso será pouco provável. Com mais 15 dias para permanecer em seu país e resolver seus problemas, o novo treinador do Rubro-Negro deverá chegar em Curitiba para ficar e iniciar seu trabalho.
Para tanto, terá que conseguir o visto de trabalho e isso poderá retardar sua estréia oficial. No dia 25, o Furacão vai até Irati enfrentar a equipe local e no dia 29 vai até São José dos Pinhais pegar o J. Malucelli. Se tiver condições legais, Matthäus poderá sentar no banco pela primeira vez. Como fala muito pouco de português, ele terá ao seu lado um auxiliar técnico para fazer o meio-de-campo com os jogadores e o restante da comissão técnica. O clube está à procura deste profissional, que poderá ser o atacante Paulo Rink.
Com a família, está tudo resolvido, há muito tempo. Na coletiva que deu semana passada em São Paulo, Matthäus revelou que sua esposa já sabia o que ele estava fazendo no Brasil e que apoiava a transferência para outro continente. Resta saber se ela e os filhos do casal virão agora para Curitiba ou se somente o profissional se mudará para a cidade de seu novo clube.
Rodrigão é o novo matador do Rubro-Negro
Depois da contratação do volante Erandir, o Atlético apresenta hoje mais um reforço para o Campeonato Paranaense. O rodado atacante Rodrigão, de 27 anos, chega com a missão de substituir Aloísio (que foi emprestado ao São Paulo) e Finazzi (dispensado) e marcar os gols do Rubro-Negro. Depois dele, a diretoria vai atrás de um lateral-direito para compor o elenco e fazer sombra para Jancarlos.
?Estou muito feliz.
O Atlético é um dos clubes mais bem estruturados do Brasil e está montando um elenco forte para tentar a conquista de todas as competições que irá disputar este ano?, elogiou o artilheiro. Segundo ele, a organização do Rubro-Negro acabou pesando nessa decisão. ?Levei muito isso em consideração na hora de optar onde jogaria em 2006?, destacou o atleta, que passou as férias em Santos.
No ano passado, ele estava defendendo o Santo André, onde disputou a Copa Libertadores. Antes, ele já havia passado por Santos, Internacional, Sport, Saint Etienne/FRA, Botafogo, Guarani e Marítimo/POR. Ultimamente, porém, o atacante vinha ganhando mais destaque por estar namorando Hortência, a rainha do basquete nacional.
Sua apresentação está prevista para a parte da tarde no CT do Caju, mas ele já demonstra conhecimento sobre o novo clube e empolgado com a chance de poder trabalhar com o ex-craque Lothar Matthäus. ?O Matthäus
foi um jogador extraordinário e é um dos nomes mais respeitados do futebol mundial nas últimas duas décadas.
Se ele for contratado, será um grande prazer trabalhar ao seu lado?, finalizou Rodrigão.
Negociações
Enquanto isso, o meia Adriano ainda espera para saber se continua ou não no CT do Caju. Ele aguarda uma definição da diretoria. Enquanto ele tem chances de ficar, o lateral-esquerdo Marcão está praticamente acertado com o Kawasaki Frontale e o atacante Schumaker está treinando separado. Ele não acertou a renovação de contrato e, por enquanto, não foi negociado nem está integrado ao elenco que disputará a temporada 2006.
Pronto pra primeira rodada
Na véspera da estréia no Campeonato Paranaense, o Atlético acerta os últimos detalhes antes do embarque para a Cidade Canção. Ainda sem poder contar com alguns titulares e em ritmo de pré-temporada, a expectativa dos jogadores do Rubro-Negro é que a equipe vá se ajeitando durante a competição. Para enfrentar o Galo Maringá, o time já está definido pelo técnico Vinícius Eutrópio.
A partida contra o campeão da Série Prata do ano passado está programada para as 20h30, no Estádio Willie Davids.
?A gente está ainda no começo da temporada e as coisas estão começando a se ajeitar. Espero que, no decorrer das partidas, tudo vai melhorar?, analisa o lateral-esquerdo Michel Bastos. Já o zagueiro Danilo garante que a disposição demonstrada nos treinamentos e na partida contra o Joinville aponta para um time mais forte em 2006. ?Temos que melhorar alguma coisa até quarta-feira, mas estamos conversando e sabemos que podemos começar bem a competição?, disse.
Ontem, o elenco trabalhou apenas no período da tarde para descansar dos fortes trabalhos da pré-temporada. Hoje, o grupo faz o último trabalho pela manhã no CT do Caju antes do embarque para o Norte do Estado. O time já está definido com Tiago Cardoso; Jancarlos, Danilo, Paulo André e Michel Bastos; Alan Bahia, Cristian, Rodriguinho e Pezzolano; Cléverson e Cléo.