Mata-matas estão de volta ao Campeonato Paranaense

Um dos grandes atrativos do Campeonato Paranaense para este ano é o retorno dos mata-matas. Na visão da Federação Paranaense de Futebol, o regulamento pode ser essencial para o aumento da média de público, que foi de apenas 3.002 pagantes na temporada passada.

Neste ano o campeonato vai ser disputado em turno único, com os oito melhores colocados se classificando para as quartas de final. A última vez em que o Estadual contou com esta fase foi em 2006, quando o Paraná foi campeão e a extinta Adap surpreendeu e eliminou o Atlético nas quartas de final e o Coritiba nas semifinais.

No entanto, esta não foi a última vez em que o Paranaense teve mata-mata. Em 2008 aconteceram as semifinais, logo após os times participarem de duas fases. Na ocasião, o Coritiba eliminou o Paraná com um show do atacante Keirrison (marcou os três gols nas duas partidas decisivas) e o Atlético superou o Toledo. Na decisão, o Coxa levou a melhor e ficou com o título em plena Arena da Baixada.

Desde então o Paranaense passou a ser disputado com os regulamentos do supermando (em 2009, quando o Atlético foi campeão após realizar os sete jogos decisivos na Arena, e em 2010, quando o mesmo ocorreu o mesmo com o Coxa, que ficou com a taça após jogar toda a reta final dentro de casa) e o que se manteve até no ano passado, com os campeões de cada turno se enfrentando na final.