Só vão restar quatro

Mata-mata define os semifinalistas do Paranaense

A partir deste sábado (9) o Campeonato Paranaense começa a conhecer os seus finalistas. Ou pelo menos o último deles. Das quatro partidas das quartas de final, três já estão com o vencedor muito bem encaminhado. Coritiba, com a vitória por 2×0 sobre o Toledo, J. Malucelli e Paraná Clube, que venceram por 3×0 PSTC e Foz, respectivamente, só ficam de fora da próxima fase se errarem muito. Afinal, jogam em casa e podem até perder (o Coxa por um gol de diferença e os outros dois por dois gols) que mesmo assim avançam.

Desta forma, a única vaga realmente indefinida será disputada domingo (10), às 16h, na Arena, entre Atlético e Londrina. Como o primeiro jogo, no Vitorino Gonçalves Dias, terminou empatado em 1×1, quem vencer se classifica e qualquer empate leva a disputa da vaga para os pênaltis. Ou seja, a única vantagem do Furacão propriamente dita é poder jogar diante da sua torcida.

Se a vantagem for colocada em prática, o Campeonato Paranaense tem tudo para, a partir de segunda-feira (11), se tornar um torneio curitibano, com as quatro equipes semifinalistas sendo da capital. O Tubarão é a esperança de manter vivo o interior nesta disputa e também tentar manter a hegemonia de títulos, que ficou longe de Curitiba nos últimos dois anos, com o próprio Londrina, em 2014, e com o Operário, na temporada passada.

Mandos

Certo mesmo é que estará em jogo em todos os duelos o mando de campo na próxima fase. Pelo regulamento, a partida de volta da semifinal e da final é da equipe que tiver a melhor campanha geral, não só na primeira fase. Com isso, mesmo com a larga vantagem, os times que ganharam o primeiro jogo precisam pensar na vitória mais uma vez para evitar perder esta vantagem.

No caso do Paraná, mesmo a derrota mantém a ele o direito de decidir na Vila Capanema a semifinal, mas pode perder o primeiro lugar geral para J. Malucelli e Coritiba, que fazem, neste caso, um duelo a parte. Se os dois se classificarem, se enfrentam na próxima fase. Por isso, um tropeço amanhã pode custar o mando no compromisso decisivo.

Série D

Outras vagas que estão em jogo são na Série D do Campeonato Brasileiro. Este ano, o Estado tem três vagas na competição nacional. Uma delas é do Maringá, que apesar de ter sido rebaixado tem o direito de jogar o torneio por ter sido campeão da Taça FPF no ano passado.

Se confirmar a vaga na semifinal, o Jotinha também assegura sua volta à Série D. Até mesmo se for eliminado pelo PSTC, o time pode jogar a quarta divisão, desde que Toledo e Foz sejam eliminados por Coritiba e Paraná. Neste cenário, o PSTC também estará na Série D.

Mas, em caso de classificação do J. Malucelli, a outra vaga será daquele que, entre Toledo, PSTC e Foz, conseguir a melhor campanha geral. No momento, o Porco, sexto colocado na primeira fase, seria o classificado, mas os resultados dos jogos da volta das quartas de final serão decisivos nesta briga.

Encrenca! Veja mais s,obre o Paranaense na coluna do Mafuz!!

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna