Com um gol marcado por Juan Mata aos 42 minutos do segundo tempo, o Chelsea venceu o Manchester United por 1 a 0, no Old Trafford, e “carimbou a faixa” do campeão inglês por antecipação. O resultado também fez a equipe de Londres retomar a terceira posição da tabela, com 68 pontos, ultrapassando o Arsenal, que chegou a 67 ao bater o rebaixado Queens Park Rangers por 1 a 0, no último sábado.
A derrota fez o Manchester estacionar nos 85 pontos a duas rodadas para o fim deste Campeonato Inglês, cuja 36.ª e antepenúltima rodada será completada nesta segunda-feira com o confronto entre Sunderland e Stoke City.
Com a vitória, o Chelsea também deu um passo para se garantir na próxima edição da Liga dos Campeões e abriu três pontos de vantagem sobre o Tottenham, o quinto colocado, que hoje está na zona de classificação para a Liga Europa. E o time comandado por Rafa Benítez, assim como o Tottenham, ainda tem três jogos a disputar na competição. O vice-líder Manchester City, com 72 pontos, também está com 35 partidas, enquanto o Arsenal já completou 36.
Diante de um Manchester já desinteressado e em clima de final de temporada, o Chelsea acabou achando o seu gol no fim do jogo depois de aproveitar uma saída de bola errada da defesa da equipe da casa. Em rápida troca de passes, Ramires recebeu pela direita e tocou no lado esquerdo da área para Mata, que chutou cruzado. A bola desviou de leve no zagueiro Phil Jones e acabou complicando a vida do goleiro Anders Lindegaard, que viu a bola bater em sua trave esquerda e entrar no gol.
Após o gol, o lateral brasileiro Rafael chegou a ser expulso ao dar um pontapé, já perto da bandeira de escanteio, no seu compatriota David Luiz, que antes irritou o jogador do Manchester ao proteger a bola dando trancos no adversário. Caído no chão, o defensor abriu até um sorriso depois de cavar a expulsão do rival.
Sem objetivos maiores a buscar neste clássico, o técnico Alex Ferguson optou por deixar o goleiro David de Gea na reserva, assim como Wayne Rooney só entrou na equipe no decorrer do confronto, mas o atacante não conseguiu ajudar o Manchester United a ter sucesso no clássico no Old Trafford.