continua após a publicidade

Arquivo
No treino, Felipe Massa colocou quase quatro décimos de vantagem sobre Michael Schumacher.

(Ag. Warm Up) – Foram 65 GPs e cinco anos de espera. E ontem, finalmente, Felipe Massa conseguiu sua primeira pole position na Fórmula 1.

Foi no circuito de Istambul, na Turquia. O brasileiro não largava na pole desde a última etapa da F-3.000 européia em Valência, no final de 2001. Ele acabou com um jejum de poles do Brasil que já durava quase dois anos (a última fora de Barrichello em Interlagos/2004).

?É um momento fantástico, e acho que a primeira pole é sempre a mais importante da carreira?, festejou o piloto, que superou Michael Schumacher por 0s377 na sua segunda e última tentativa de volta rápida na classificação, fechando com o tempo de 1min26s907. O alemão ficou com a segunda posição no grid, depois de cometer um erro na sua melhor volta, logo na primeira curva da pista turca.

continua após a publicidade

?Ele tem que comemorar hoje, porque essa alegria não vai durar muito. A gente sabe como a Ferrari trabalha?, disse logo depois Rubens Barrichello, companheiro de Schumacher no time italiano por seis anos – período durante o qual sempre se queixou de favorecimento da equipe ao alemão. Com a Honda, Rubens não foi bem na classificação e larga apenas em 13.º.

O que Barrichello quis dizer é que a Ferrari vai ordenar a Felipe que dê passagem ao parceiro nos primeiros metros, logo depois da largada, afinal é Schumacher quem luta pelo título, com dez pontos de desvantagem para Fernando Alonso, da Renault. O espanhol está em terceiro no grid e forma a segunda fila ao lado de seu companheiro Giancarlo Fisichella.

continua após a publicidade

Na largada as coisas podem ser decididas na prova de hoje. Apesar da boa variedade de curvas e alguns longos trechos de reta, o traçado de Istambul exige certa ousadia de quem quiser fazer ultrapassagens. Se Felipe fizer o papel de escudeiro nas primeiras voltas para permitir que Schumacher dispare na frente, as coisas podem ficar mais fáceis para os carros vermelhos, que demonstraram superioridade sobre seus rivais desde a sexta-feira. O GP da Turquia começa hoje às 9h de Brasília e terá 58 voltas.

Alemão elogia companheiro

Michael Schumacher encheu a bola de Felipe Massa ontem depois que o brasileiro conseguiu a pole. ?Eu tive de abortar minha primeira volta rápida porque errei na primeira curva, e fui mais cauteloso na segunda tentativa porque só tinha um jogo de pneus novo para a corrida. Mas tenho de reconhecer que Felipe fez uma volta excepcional.?

O alemão disse também que é melhor estar ?seguro em segundo?, do que ?arriscar demais para ser primeiro?. E conta com a boa vontade de Massa na corrida. ?Vou para a prova hoje pensando nos objetivos da equipe e nos meus objetivos pessoais?, falou o brasileiro. Por ?objetivos da equipe?, entenda-se a luta de Schumacher pelo título. (FG)