Não faltou emoção neste domingo (2) em Interlagos. Durante pouco mais de três voltas no fim do GP do Brasil, Felipe Massa foi o campeão da temporada da Fórmula 1. Mas o inglês Lewis Hamilton conseguiu a ultrapassagem sobre o alemão Timo Glock na penúltima curva e garantiu o quinto lugar e o título, mesmo com a vitória do brasileiro. Por tudo isso, Massa reconheceu que a corrida superou suas expectativas, e se mostrou orgulhoso pelo primeiro lugar em casa.

continua após a publicidade

“Acho que a corrida foi perfeita, fizemos tudo de forma fantástica. Tivemos dificuldade com o tempo, a chuva. Mas estou muito orgulhoso pela equipe, pela corrida que fiz, as pessoas que me apóiam, minha família. Foi mais do que esperava”, disse Massa. “A gente fez praticamente tudo perfeito, mas ali no final o Glock deixou o Hamilton passar e isso misturou muito as emoções. Infelizmente por um ponto não conseguimos.”

A tensão foi tanta no final da corrida que a família de Massa chegou a comemorar o título nos boxes da Ferrari, já que Hamilton havia sido ultrapassado pelo alemão Sebastian Vettel e seguia na sexta posição, o que dava o título ao brasileiro. “Hoje (domingo) foi uma prova que a corrida acaba na bandeira quadriculada”, afirmou o piloto. “É mais um dia que tiro uma lição importante. É certamente um dia muito emotivo.”

Apesar de se mostrar emocionado logo ao final da prova, Massa já parecia mais conformado com o resultado momentos após a cerimônia de premiação. O piloto repetiu várias vezes que estava orgulhoso pela vitória em São Paulo, mas não deixou de lembrar os erros da Ferrari ao longo da temporada, que podem ter feito a diferença na briga pelo título. “Nós fizemos um grande campeonato, de altos e baixos, e pagamos um pouco por esses erros”. Logo depois, preferiu elogiar sua equipe. “Todos fizeram um trabalho excelente. Às vezes as coisas não acontecem. Isso faz parte do esporte”.

continua após a publicidade

Na tentativa de tentar compensar a frustração pela perda do título por apenas um ponto, Massa lembrou que a Ferrari foi campeã no Mundial de construtores, 21 pontos à frente da McLaren. “A gente conquistou um campeonato de construtores. Sou muito feliz de guiar pela Ferrari, sempre me apoiou, me fez crescer, desde criança”, disse o piloto, que voltou a agradecer sua equipe. “Obrigado, e posso dizer que eu sou um caro orgulhoso por tudo que aconteceu na minha carreira até agora.”