As profundas mudanças no regulamento técnico da Fórmula 1 foram aprovadas por Felipe Massa. Depois de dois dias de testes no circuito de Mugello, nesta semana, o brasileiro disse ter gostado de guiar a Ferrari F60, e comparou o novo carro a um kart.
“Na minha opinião, ficou melhor. Deixamos de ter um carro cheio de carga aerodinâmica e agora pilotamos algo como um kart, só que mais difícil de controlar e com maior possibilidade de erros. A habilidade dos pilotos vai contar muito mais”, afirmou o vice-campeão de 2008 à Gazzetta dello Sport.
Neste ano, a Fórmula 1 terá a volta dos pneus slick – sem frisos – e alterações no desenho dos carros. O aerofólio dianteiro está mais largo, o traseiro ficou mais estreito, e os apêndices aerodinâmicos na carenagem, que tanto caracterizaram os modelos dos últimos anos, foram banidos.
Outra mudança é a introdução do Kers, um sistema de armazenamento de energia cinética das frenagens, que quando acionado pode gerar um ganho de potência entre 60 e 80 cavalos, durante até seis segundos por volta.
Para Massa, as mudanças serão facilmente assimiladas pelos pilotos. O brasileiro ironizou a teoria de que, com mais botões no volante, os competidores poderiam ter mais dificuldades. “Essa história me faz rir. Os botões sempre estiveram lá, serão apenas mais dois [para o Kers e a regulagem da asa dianteira]. E além disso, nós pilotos não somos idiotas.”