Martinelli/SC e Paulistano/SP dividiram a maioria das medalhas no primeiro dia de competição da Copa Sul-Sudeste Petrobras de Remo, na raia do Parque Náutico Iguaçu, em Curitiba. Os catarinenses conquistaram três ouros (Double Skiff Junior, Single Skiff Peso Leve e Double Skiff Sênior B) e os paulistas dois (Single Skiff Junior e Dois Sem Sênior B). A Federação Paraguaia foi a vencedora no Quatro Sem Peso Leve. A Copa Sul-Sudeste Petrobras continua neste domingo, a partir das 9h, no mesmo local, com seis provas no programa.
A raia do Parque Náutico Iguaçu, com o sistema de balizamento albano (bóias a cada 10 metros), photofinish na linha de chegada e partidor automático, é a mais moderna do país, já nos padrões da Federação Internacional de Remo (Fisa). Os atletas aprovaram: “Foi importante participar da Sul-Sudeste não apenas pela vitória, mas porque pude conhecer a raia onde vai ser o Sul-Americano e também ver como está a equipe do Paraguai. A raia é maravilhosa”, elogiou a remadora Fabiana Beltrame, do Martinelli/SC, medalha de ouro no Single Skiff Feminino e que faz parte da equipe brasileira que representará o país nos Jogos Sul-Americanos nos dias 30/11 e 1/12, na raia curitibana. Com o tempo de 8 minutos, Fabiana derrotou a atleta paraguaia Rocio Valdez.
Outro destaque deste sábado foi o Dois Sem Sênior B do Paulistano/SP, com Panayote Damilakos e Matias Boledi, este último campeão pan-americano júnior com a seleção brasileira.
“Somos Peso Leve (até 72kg) e competimos com atletas paraguaios da categoria aberta pesada. Foi um resultado muito bom!”, comemorou Panayote, que está em seu primeiro ano de Sênior B (Sub-23). “Nosso Dois Sem vem de vitória no Troféu Brasil, quando também ficamos com a prata com o Quatro Sem Peso Leve”, acrescentou Matias. “Apesar de não haver outros clubes competindo em São Paulo, estamos sempre motivados para melhorar nossos resultados e chegar à seleção brasileira. Nosso objetivo é o Mundial do ano que vem”, disse Matias, que rema com Panayote há seis anos.
A Copa Sul-Sudeste Petrobras de Remo é um evento oficial do calendário da Confederação Brasileira de Remo, sob responsabilidade da Federação Paranaense de Remo e conta com o patrocínio do programa Petrobras Esportes Náuticos. Participam da competição os principais atletas da nova geração do remo brasileiro, das categoria sub-23 e júnior, que obtiveram resultados expressivos em competições internacionais no ano de 2002.
Canoagem
Rubens Chueire Júnior
Canoagem de descida e rafting. Para quem gosta de aventura e esportes radicais isso é um prato cheio. E tem mais: está em jogo o título de melhor do Paraná.
As feras da canoagem em águas brancas (corredeiras) e do rafting paranaense estão neste fim de semana em Tomazina, no Norte Pioneiro, para a disputa do título de campeão estadual. Ontem e hoje, os canoístas competem na categoria slalom (descida em corredeiras) e no rafting, onde as categorias estão divididas em sprint (largada em dois botes), descenso (largada de três botes, percorrendo o percurso do rio) e as provas de baliza, onde os atletas podem somar ou perder pontos, passando pelos obstáculos.
A etapa tomazinense é a única realizada este ano no Estado. O vencedor desta etapa, conquista o título paranaense de canoagem slalom e de rafting.