Campeãs mundiais e líderes do ranking da classe 49er FX, Martine Grael e Kahena Kunze terminaram em quinto lugar o primeiro de quatro cinco dias da etapa inglesa da Copa do Mundo de Vela, em Weymouth, nesta quarta-feira. As brasileiras participaram de três regatas, com um terceiro, um quarto e um nono lugares.
Martine e Kahena, que venceram o Prêmio Brasil Olímpico do ano passado, já estão convocadas para os Jogos do Rio pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela). Em outras classes, entretanto, a briga está aberta e a etapa de Weymouth é uma das que serão levadas em conta para a convocação.
Irmão de Martine, Marco Grael é um dos que ainda participa da corrida olímpica. O barco dele e de Gabriel Borges fechou o primeiro dia da 49er em Weymouth no 19.º lugar. Eles estão 10 posições atrás de Dante Bianchi/Thomas Low-Beer. Marquinho e Gabriel podem praticamente se garantir na Olimpíada com um bom resultado em Weymouth porque ficaram à frente dos rivais nas últimas seis competições das quais os dois barcos participaram.
Na 470 Masculina, outra classe com a disputa em aberto, Henrique Haddad/Bruno Amorim e
Geison Dzioubanov/Gustavo Thiesen estão empatados em pontos em Weymouth, em 29.º e 30.º lugar, respectivamente. Na corrida olímpica, a disputa também está parelha, com leve vantagem para Geison e Gustavo. Se não houve um vencedor claro na seletiva, a comissão técnica vai usar a Copa Brasil de Vela, no fim do ano, como desempate.
Robert Scheidt tem enorme vantagem sobre Bruno Fontes (não foi superado nenhuma vez em todo o ciclo olímpico) na Laser, mas até agora não foi oficialmente convocado. O maior medalhista olímpico do País não foi a Weymouth. Bruno Fontes está lá e fechou o primeiro dia em 17.º.
Já convocados, Jorge Zarif ocupa o quinto lugar na Finn em Weymouth, enquanto Bimba é o 10.º colocado na RS:X. Patrícia Freitas (RS:X Feminina) e a dupla Fernanda Oliveira/Ana Luiza Barbachan, da 470 Feminina, também já garantidas na Olimpíada, optaram por não ir à Inglaterra.