São Paulo – A meia-atacante Marta, melhor jogadora de futebol do mundo em 2006, não vai participar da primeira temporada de treinos da seleção feminina para os Jogos Pan-Americanos do Rio. O técnico Jorge Barcellos convocou 25 atletas, mas a principal estrela do futebol feminino brasileiro não foi liberada por seu clube, o Umea IK, da Suécia.
Marta não foi liberada porque o campeonato sueco feminino começa na próxima quarta-feira – o time, campeão nacional, conquistou no último domingo a Supercopa da Suécia, ao vencer o Linköpings por 3 a 1.
A primeira temporada de treinos para o Pan será realizada na Granja Comary, em Teresópolis, de 16 a 30 de abril, apenas com atletas que atuam no Brasil – Pretinha e Cristiane, outras jogadoras que atuam no exterior, também ficaram de fora.
Para Barcellos, o Pan será uma chance de aumentar a visibilidade do futebol feminino no Brasil. ?É uma grande oportunidade que a gente tem de mostrar que o futebol feminino está em transformação e pode um dia chegar ao topo?, disse. ? Vai ser uma grande vitrine para as jogadoras e para todos os que estão envolvidos no trabalho.?