O croata Aleksandar Petrovic acumulou um novo problema para seus primeiros testes como técnico da seleção brasileira de basquete. Nesta quinta-feira, a confederação brasileira da modalidade (CBB) anunciou o desfalque do ala Marquinhos para as partidas contra Chile e Venezuela, que abrirão as Eliminatórias Sul-Americanas para o Mundial da China.
De acordo com a CBB, Marquinhos alegou problemas familiares para pedir dispensa. O jogador do Flamengo, de 33 anos, era nome importante da lista de Petrovic, até pela longa experiência como jogador da seleção.
Sem o jogador, Petrovic agiu rápido e anunciou nesta quinta o substituto. Ele dará uma chance para o ala/pivô Antônio, de 23 anos, um dos destaques do Franca nesta temporada. A convocação veio um dia depois de o jogador chorar a morte de seu pai, Antônio Elpídio, aos 58 anos.
A baixa de Marquinhos não será a única para Petrovic montar a seleção brasileira. O técnico croata não poderá contar com o experiente armador Marcelinho Huertas, de 34 anos, e o ala/pivô Augusto Lima, de 26. Os dois também pediram dispensa desta primeira convocação.
A seleção brasileira de basquete inicia a caminhada na busca por uma vaga no Mundial do ano que vem no próximo dia 24, sexta-feira, diante do Chile, em Osorno. Três dias mais tarde, receberá a Venezuela no Rio.