O espanhol Marc Márquez continua soberano na temporada 2014 da MotoGP. O atual campeão conquistou neste domingo a sua quarta vitória nas quatro provas disputadas neste ao superar uma disputa com o italiano Valentino Rossi, ganhando a etapa da Espanha, realizada no circuito de Jerez de la Frontera.
Márquez já havia se destacado no último sábado, quando conquistou a pole position – a quarta nesta temporada – e quebrou o recorde do circuito espanhol. E, neste domingo, chegou a perder a liderança na primeira volta, em que Rossi, da Yamaha, saltou da quarta para a primeira colocação, mas depois conseguiu assegurar a sua vitória.
Rossi, então, precisou se contentar com o segundo lugar na etapa da Espanha, à frente do espanhol Dani Pedrosa, da Honda, que terminou na terceira colocação, seguido pelo compatriota Jorge Lorenzo. Com isso, após a disputa de quatro etapas, Márquez lidera o campeonato com 100 pontos, 28 a mais do que Pedrosa. Já Rossi é o terceiro colocado, com 61 pontos.
Neste domingo, Rossi surpreendeu com uma largada agressiva, assim como o também italiano Andrea Dovizioso, que chegou a pular para a primeira posição, retomada por Márquez na segunda curva. Então, na reta oposta, Rossi assumiu a liderança ao passar o espanhol, que, antes do fim da volta inicial, já era novamente o líder.
Rossi ainda tentou responder, conseguiu ultrapassar Márquez, mas o espanhol foi soberano, recuperando em definitivo a primeira posição. Depois, o atual campeão da MotoGP abriu uma vantagem confortável e não chegou a ter a sua vitória ameaçada em Jerez.
Já Rossi sustentou a segunda posição, se defendendo bem diante de Lorenzo e Pedrosa. Pedrosa, aliás, ultrapassou Lorenzo nas voltas finais e depois pressionou o italiano, mas não teve sucesso e acabou tendo que se contentar com a terceira colocação.
Dovizioso, depois do início agressivo, terminou a etapa da Espanha na quinta posição, à frente dos espanhóis Alvaro Bautista e Aleix Espargaró. O britânico Bradley Smith, o espanhol Pol Espargaró e o alemão Stefan Bradl completaram, em ordem, as dez primeiras colocações da corrida deste domingo.
A quinta prova da temporada 2014 da MotoGP será realizada em duas semanas. No dia 18 de maio, o circuito de Le Mans receberá a etapa da França.