O italiano Andrea Iannone cravou a pole position para a etapa da Áustria da MotoGP. O piloto da Ducati obteve o melhor tempo do dia em sua última tentativa no treino classificatório, mas o destaque deste sábado ficou por conta de Marc Márquez. O espanhol não ligou para a lesão sofrida no ombro mais cedo, participou normalmente da atividade e largará em quinto na prova deste domingo.
No terceiro treino livre na cidade de Spielberg, Márquez sofreu uma dura queda quando tentava desviar de seu compatriota Dani Pedrosa e foi encaminhado para o hospital. Os exames, no entanto, descartaram uma lesão mais grave, o que fez com que o piloto da Honda fizesse questão de participar do treino de classificação.
Mas o líder da temporada não terá vida fácil no domingo. Seu tempo de 1min23s475 o deixou bem distante dos primeiros colocados. Iannone, por exemplo, cravou a pole com a marca de 1min23s142.
Menos pior para Márquez que seu principal concorrente na briga pelo título também decepcionou neste sábado. O espanhol Jorge Lorenzo cravou o tempo de 1min23s361 e sairá somente em quarto, atrás do multicampeão Valentino Rossi, que será o segundo, e de Andrea Dovizioso, o terceiro.
A temporada 2016 da MotoGP tem Márquez na liderança, com 170 pontos, seguido de Lorenzo, com 122, e Rossi, com 111. A etapa da Áustria da categoria, décima do calendário deste ano, está marcada para este domingo às 9 horas (de Brasília).