Vencer é a única alternativa para o Atlético no jogo de logo mais, às 18h20, contra o Ipatinga, na Arena. Os três pontos são fundamentais para aliviar a tensão que se instalou no CT do Caju após a vertiginosa queda de produção da equipe, à beira da zona de rebaixamento, e que respingou na alta cúpula do futebol.
Nas últimas duas semanas, o clube passou por uma reestruturação com mudanças na diretoria de futebol, comando técnico e departamentos médico e de fisiologia.
O elenco foi poupado e não sofreu cortes, porém com a chegada dos novos comandantes, cobranças mais fortes por resultados certamente acontecerão. E não pode ser diferente. A partir de agora, o Atlético tem 19 rodadas para decidir seu futuro no Brasileirão.
A partida de hoje é representativa. Vencer simbolizará o recomeço do Atlético na competição. O Furacão quer somar pontos e brigar por vagas em copas continentais e não lutar para fugir do rebaixamento. Ganhar do Ipatinga também representará tranqüilidade para Mário Sérgio desenvolver seu trabalho e detectar quais jogadores têm condições de mudar a situação do Atlético no campeonato.
Por outro lado, em caso de derrota ou empate, a desconfiança aumentará, o que não é bom para o início do returno. Ressalta-se que diferente de outras equipes, o Atlético fará apenas nove jogos na Arena e, por isso, a cobrança pela conquista de triunfos em casa será grande.
Ideal
O adversário para o pontapé inicial na sonhada reviravolta não poderia ser melhor. O Ipatinga é o lanterna da competição e foi o único time a ser derrotado pelo Rubro-Negro longe da Arena. Porém pelo futebol apresentado pelo Atlético, se a vitória vier, não será com facilidade.
“Temos que respeitar o Ipatinga. Jogamos lá e sabemos das dificuldades. É um time bom. Mas dentro da Arena temos que fazer valer nosso mando, impor nosso ritmo e sair com a vitória”, afirmou o meia Rodriguinho.
O lateral Nei também acredita num jogo difícil. “Todo time neste campeonato tem condições de estar lá em cima. É tudo fase. O Ipatinga empatou com o São Paulo dentro do Morumbi e todos julgam o São Paulo para ser campeão. Então isso é prova de que o Ipatinga poderia estar lá em cima. Portanto, vai ser um jogo difícil, assim como será contra Flamengo, Grêmio e todos os outros”, analisou.
20.ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Joaquim Américo, Arena da Baixada, em Curitiba
Hora: 18h20
Atlético-PR x Ipatinga
Atlético: Galatto; Danilo, Antônio Carlos e Chico; Nei, Alan Bahia, Rodriguinho, Ferreira e Márcio Azevedo; Julio dos Santos e Pedro Oldoni.
Técnico: Mário Sérgio
Ipatinga: Fernando, Leandro Salino, Patrick, Henrique e Beto; Augusto Recife, Xaves, Léo Silva e Rodriguinho; Adeílson e Kempes (Ferreira).
Técnico: Ricardo Drubscky
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (FIFA/RJ)
Assistentes: Hilton Moutinho Rodrigues (FIFA/RJ) e Jesmar Benedito Mirando de Paula (GO).