O Maringá Futebol Clube tem como objetivo seguir na primeira divisão do Campeonato Paranaense. O clube do Norte do Estado, entretanto, tem chamado a atenção fora de campo, com nova identidade e muitas novidades. Contratado no início de agosto, o técnico Antônio Picoli foi apresentado no final do mês seguinte e iniciou os trabalhos em outubro. O contrato do treinador vai até outubro deste ano. Vale lembrar que a equipe disputará a Série D do Campeonato Brasileiro.
+ Meu Paranaense inesquecível: Atleticano relembra a conquista de 2009
“Venho da escola gaúcha e todos os setores são muito cobrados e exigidos ao máximo. Gosto e vou trazer essa pegada para o Maringá, é uma de minhas características”, declarou.
A pré-temporada, em si, começou nos primeiros dias de novembro, com boa parte dos novos reforços, mas oficialmente foi no dia 2 de dezembro. Ao todo, foram 19 contratações, três jogadores promovidos das categorias de base e cinco remanescentes do grupo de 2018.
“A expectativa é a manutenção da equipe na elite, mas a estratégia é ver jogo a jogo e, principalmente, buscar maior concentração em jogos diretos. É a diretriz da direção. Internamente, temos objetivos de buscar algo maior, mas para que possamos ter essa condição é preciso permanecer na primeira divisão”, comentou o comandante.
+ Também na Tribuna: Coxa tem novidades em seu time titular
Além dos treinamentos do dia a dia, a equipe realizou cinco jogos-treinos nesse período, com três vitórias, um empate e uma derrota, com aproveitamento de 66%. Os adversários foram o Cambé (4×0), Operário (1×1 e 0x2), Londrina Sub-19 (1×0) e seleção amadora de Maringá (5×1).
“Chegamos em uma condição interessante, com uma base que trabalhou junto desde o princípio e estamos buscando ajustes em volume de jogo e nas finalizações das jogadas. Tivemos testes bons, ainda mais com o Operário, uma equipe qualificada”, avaliou.
A única baixa até agora é o do volante Jean Neves, com um estiramento nos ligamentos do joelho, que aguarda avaliação para uma data de retorno. A equipe estreia no Estadual no domingo, às 17h, diante do Rio Branco, no estádio Willie Davids.
Fora de campo
Além das novidades em campo, o Maringá lançou um novo escudo, uniforme e programa de sócio-torcedor. O processo de mudança na comunicação começou em maio do ano passado, em contrato fechado com a empresa maringaense Brandigno, referência em criações de brandings. A nova marca foi aprovada em novembro. Já a camisa, fabricada pela Karilu, ficará disponível para venda a partir da terceira rodada, diante do Paraná. Já os associados terão uma taxa de adesão de R$ 20,00 e mais um valor mensal de R$ 18,90.
+ Veja ainda: Udinese entra na jogada pra ter Jhonny Lucas
“Nossa gestão visa evolução, atualidade, organização e modernidade. Por isso entendemos que o Maringá FC precisava de uma cara nova para ter ligação com tudo que estamos fazendo. Sem dúvida ela segue uma linha muito mais moderna que nosso atual escudo e agora não teremos apenas um escudo, teremos uma marca, para usar e aplicar de várias formas em diversos produtos”, comentou João Vitor Mazzer, diretor de marketing.
A diretoria ainda promoveu um novo mascote em outubro de 2018: o Dogão, que vem agradando e fazendo sucesso com as crianças da cidade, após votação para a escolha do nome na internet. O personagem envolve uma característica do município e tem até cunho social. O clube, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal, pretende participar de feiras de adoções e apoiar outros movimentos relacionados aos animais abandonados e que sofrem de maus tratos.
+ Vai e vem: Confira TODAS as notícias sobre o mercado da bola!
“Um dos símbolos de Maringá é o cachorrão de rua, que é um prato típico da cidade. Então nós resolvemos abraçar esse símbolo e também por conta da causa animal, que várias cidades do Brasil têm muitos cachorros abandonados, sendo um problema que também acontece em nossa cidade e bastante gente se movimenta para tentar mudar isso”, explicou Mazzer.
Elenco Maringá FC 2019
Goleiros: Victor Golas (ex-KF Trepça’89 do Kosovo), André Ferlini (Ex-Velo Clube / SP) e Guilherme Santos (ex-REC Rolândia)
Zagueiros: Alex Fraga (Maringá FC), Marcelo Xavier (Ex-Cuiabá), Marcos Arthur (Ex-Carlos Renaux) Sheldon (Base Sub-19) e Matheus Rodrigues (Base Sub-19);
Laterais direitos: Alef (Ex-Marcílio Dias), Jean Neves (Ex-Cuiabá) e Duda (Ex- Dunav Rose – Bulgária)
Laterais esquerdos: Júnior Prego (Maringá FC) e Willian Machado (Ex- Brasil de Pelotas);
Volantes: Nem (Água Santa / SP), Renan Paulino (Ex-Atlético PR), Gustavo Silva (Base Sub-19) e Romeu (Ex- Coritiba);
Meio-Campistas: Zé Mário (Ex-São José / RS) e Geovane Magno (Ex-Penapolense / SP); Sillas (Ex-Santos)
Atacantes: Dandan (Maringá FC), Everton (Maringá FC), Welton Paraguá (Maringá FC), Tiago Orobó (ex-Qadsia – Kuwait), Matheus Paraná (ex-Nacional de Rolândia), Neílson ( Ex-Camboriú) e Vitinho (Ex-Real Sport Club RS).