Marin descarta risco de Itaquerão ficar fora da Copa

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL), José Maria Marin, garantiu nesta quinta-feira que não há nenhuma chance do Itaquerão, estádio do Corinthians que está sendo construído em São Paulo, ficar sem o jogo de abertura da Copa de 2014. “Acidentes acontecem. Eu lamento muito as mortes, mas estou absolutamente convicto de que a Copa do Mundo será aberta lá”, disse o dirigente, ao conversar rapidamente com jornalistas no Rio, após participar do lançamento da Copa Verde, competição que vai reunir 16 clubes das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil.

O acidente de quarta-feira, que provocou a morte de dois operários após a queda de um guindaste, deixou um grande estrago no Itaquerão. A área afetada, que corresponde a cerca de 30% do estádio, já foi interditada pela Defesa Civil, que atua junto com a Polícia Científica na perícia do local. Além disso, o Corinthians e a construtora Odebrecht decretaram luto no canteiro de obras, paralisando todos os trabalhos por três dias.

A Odebrecht e a Defesa Civil já atestaram, em avaliações preliminares, que a estrutura do estádio não foi afetada pelo acidente. Mas a obra ainda corre risco de interdição, pois o Ministério Público Estadual não descarta a possibilidade de solicitar a paralisação das obras dependendo do resultado dos laudos da Polícia Científica.

Com mais de 94% das obras concluídas, o Itaquerão deveria ser entregue até o final de dezembro, dentro do prazo estipulado pela Fifa. Mas, por causa do acidente, a própria entidade já trabalha internamente com um atraso de 45 a 60 dias para a inauguração do estádio. Mesmo assim, os dirigentes e políticos envolvidos no caso, como confirma a declaração de Marin nesta quinta-feira, não apontam risco para que a arena corintiana fique sem a abertura da Copa, marcada para 12 de junho de 2014.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna