Marílson Gomes dos Santos fez história ontem ao se tornar o primeiro brasileiro e também sul-americano a vencer a Maratona de Nova York, tradicional prova do atletismo mundial. Ele completou o percurso de 42 quilômetros com o tempo de 2h9s58, deixando para trás os quenianos Stehen Kiogora e Paul Tergat, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Aos 29 anos, Marílson Gomes do Santos já foi campeão da São Silvestre, em 2005. Em boa forma, ele chegou confiante a Nova York. ?Eu quero chegar entre os três primeiros e tentar ganhar a prova. Meu foco é o pódio?, avisou o brasileiro antes da corrida deste domingo.
A 37.ª edição da Maratona de Nova York teve cerca de 37 mil participantes, de diversos países. E reuniu alguns dos melhores atletas da modalidade, como o queniano Paul Tergat, atual recordista mundial, e o italiano Stefano Baldini, medalha de ouro na Olimpíada de Atenas, em 2004. O norte-americano Lance Armstrong, um dos maiores nomes do ciclismo, também participou da prova.
O brasileiro assumiu a liderança da prova no quilômetro 37 e sofreu ataque de Tergat, que tinha vencido a Maratona de Nova York no ano passado. Mas Marílson conseguiu resistir e manter a primeira colocação, conseguindo a histórica vitória – o prêmio para o campeão é de US$ 130 mil
Mulheres
Na prova feminina, a vencedora foi Jelena Prokopcuka, da Letônia, que também tinha vencido no ano passado. Ela completou o tradicional percurso em 2h25m05, seguida pela ucraniana Tatiana Hladyr (2h26m05) e pela queniana Catherine Ndereba (2h26m58).