Dois dos principais favoritos à conquista da 87.ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre são antigos conhecidos. O brasileiro Marílson Gomes dos Santos e o queniano Martin Lel disputaram juntos a edição de 2003 da prova e são bicampeões da Maratona de Nova York. Nesta quinta-feira, na coletiva oficial da corrida paulistana, eles trocaram elogios e previram uma briga acirrada pela vitória no último dia do ano.

continua após a publicidade

Marílson conquistou a tradicional Maratona de Nova York em 2006 e 2008. Já Martin Lel subiu no lugar mais alto do pódio pela primeira vez em 2003 e posteriormente em 2009, quando o brasileiro defendia o título conquistado no ano anterior e ficou com a oitava colocação.

Martin Lel tem apenas uma participação na São Silvestre. Em 2003, ano da primeira vitória de Marílson, ele ficou na terceira colocação. Oito anos depois, retorna a São Paulo para buscar sua primeira vitória na corrida. Neste intervalo, tornou-se um dos melhores corredores do mundo, conquistando também três vezes a Maratona de Londres e o quinto lugar na prova de 42km das Olimpíadas de Pequim-2008.

Quando correu a São Silvestre pela primeira vez, Lel terminou a prova em 43min49s. No ano passado, Marílson conquistou o tricampeonato ao completar os 15km de percurso em 44min04s.

continua após a publicidade

Volta da campeã

A corredora Maria Zeferina Baldaia, que não disputou a São Silvestre no ano passado por causa de uma lesão no joelho, voltará à prova em 2011. Campeã há dez anos, ela lidera a elite brasileira contra o domínio das africanas, que subiram ao lugar mais alto do pódio nas últimas quatro edições.

continua após a publicidade

A última brasileira a conquistar o primeiro lugar na São Silvestre foi Lucélia Peres, em 2006. De lá para cá, apenas africanas venceram: a queniana Alice Timbilili triunfou em 2007 e 2010, enquanto a etíope Yimer Wude Ayalew ganhou em 2008 e Pesalia Kipkoech Chepkorir, também do Quênia, chegou na frente em 2009.

Retomar o primeiro posto é o grande objetivo das brasileiras. Além de Maria Zeferina Baldaia, quatro atletas aparecem entre as favoritas: Adriana Aparecida da Silva, ouro na maratona do Pan de Guadalajara; Marily dos Santos, duas vezes terceira colocada da São Silvestre; Cruz Nonata, quarta colocada no ano passado e dona de medalhas de prata nos 5 mil e nos 10 mil metros do Pan; e Tatiane de Carvalho, revelação de 22 anos que coleciona conquistas sub-23.