Depois da decepção nos Jogos Olímpicos de Pequim, quando não conseguiu completar a prova, o brasileiro Marílson dos Santos, de 31 anos, conquistou o bicampeonato da Maratona de Nova York, neste domingo (2), ao vencer a corrida com o tempo de 2h08min43s. O marroquino Abderrahim Goumri chegou em segundo, seguido do queniano Daniel Rono.
Natural de Brasília, Marílson venceu a prova pela segunda vez. A primeira ocorreu em 2006, quando foi o primeiro latino-americano a chegar na frente, em uma das provas mais importantes do atletismo mundial.
O brasileiro vem de uma decepção em Pequim, em agosto, quando não terminou a prova. Neste domingo, Marílson surpreendeu ao deixar para trás favoritos como o queniano Paul Tergat e o sul-africano Hendrick Ramalaa, que já ganharam em Nova York.
Na prova feminina, a britânica Paula Radcliffe confirmou o favoritismo e faturou o tricampeonato, com o tempo de 2h23min55s. Aos 40 anos, a corredora é a recordista mundial da distância. Assim como o brasileiro vencedor da prova, Radcliffe não se saiu bem em Pequim e completou a prova na 23ª posição, em agosto deste ano.