A brasiliense Mariana Ohata, da equipe Pão de Açúcar de Tria-thlon e integrante da seleção brasileira que vai ao pan-americano de Santo Domingo, é bicampeã nacional de triatlo. Neste domingo, na Enseada do Suá, em Vitória (ES), ela venceu o campeonato brasileiro 2003, completando os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida com o tempo de 2h07min11seg, seguida da sua companheira de equipe, a paulista Carla Moreno, 2h08min35seg. No masculino, a vitória foi do carioca Virgílio de Castilho, 1h52min36seg, ficando em segundo o santista Paulo Miyasiro, 1h53min56seg, e em terceiro o gaúcho Leandro Macedo, ambos da equipe Pão de Açúcar. Os três formam a equipe masculina do Pan.

Se garantir uma medalha no Pan-Americano dependesse da performance no brasileiro de Vitória, os triatletas brasileiros já podiam comemorar. Afinal, tanto no feminino, que não contou com Sandra Soldan que está se recuperando de uma gripe, como no masculino, os competidores dominaram a prova desde o começo, garantindo todos eles um lugar no pódio. “Já esperávamos uma prova equilibrada, pois os melhores do país estavam reunidos aqui”, destacou Marcos Paulo Reis, coordenador do Pão de Açúcar Club, que tem cinco dos seis triatleta do Pan.

Campeã em 2002, Mariana Ohata chegou ao bicampeonato após um duelo com Carla Moreno. Elas estiveram juntas na natação, ciclismo e boa parte da corrida, quando Mariana decidiu ?escapar? para se distanciar da adversária. Depois de não ter sucesso na primeira, ela partiu para uma nova tentativa, garantindo o título. “Não adiantava forçar antes pois sabíamos que a decisão seroa na corrida. Para vencer a Carla, teria de tentar fugir e, felizmente, consegui na segunda vez”, explicou Mariana, que antes do pan, como todos da equipe Pão de Açúcar, vai para o Pré-Olímpico de Brasília, dia 21. A terceira atleta da equipe na prova, a paulista Gisele Bertucci, terminou em quinto lugar.

No masculino, Virgílio de Castilho e Paulo Miyasiro conseguiram abrir boa vantagem na natação, enquanto Leandro Macedo e Juraci Moreira, atual campeão, no segundo pelotão. Com um bom trabalho no ciclismo, os líderes conseguiram ampliar a vantagem para mais de dois minutos antes da corrida, deixando a decisão da prova para os 10 km finais. Virgílio levou a melhor sobre Paulo e Leandro, segundo e terceiro colocados, respectivamente, mostrando que o Brasil vai estar bem representado na República Dominicana.

“Estou bastante feliz com este resultado, principalmente por ser a reta final para o pan. Acho que minha performance foi muito boa, mostrando que meu treinamento está indo bem. No final, o mérito foi todo o Virgílio que também estava no dia dele”, declarou Paulo Miyasiro, considerado o melhor nadador de triathlon do circuito internacional.

Para Leandro Macedo, que perdeu a invencibilidade em provas no país, ficou muito difícil tirar a diferença na corrida. “Fiquei no segundo pelotão com o Juraci e não tive como alcançar os ponteiros. Pensei em esperar o Santiago, que estava no grupo de trás, para fazermos um trabalho juntos, mas não adiantaria”, explicou o melhor atleta nacional no ranking mundial. Santiago terminou em quarto lugar, enquanto Juraci em quinto.

Os cinco primeiros nas categorias profissionais foram os seguintes:

Feminino Mariana Ohata, 2h07min11seg; 2. Carla Moreno, 2h08min35seg; 3. Clarisse Mine, 2h12min28seg; 4. Aglaé Menezes , 2h13min39seg; 5. Gisele Bertucci, 2h14min25seg.

Masculino 1. Virgílio de Castilho, 1h52min36seg; 2. Paulo Miyasiro, 1h53min 24seg; 3. Leandro Macedo, 1h54min56seg; 4. Santiago Ascenço, 1h56min14seg; 5. Juraci Moreira, 1h57min07seg.

continua após a publicidade

continua após a publicidade