Com um total de 664 em 700 possíveis, Marcus Vinicius D’Almeida foi o quarto melhor da fase de classificação do tiro com arco, nesta terça-feira, em Toronto. O brasileiro, assim, será cabeça de chave no mata-mata, que se inicia na fase anterior às de oitavas de final. Seu primeiro adversário na quinta-feira será o guatemalteco Diego Castro.

continua após a publicidade

Para Marcus Vinicius, vice-campeã mundial adulto e campeão mundial juvenil, o Pan deve começar nas oitavas de final, quando pode ter pela frente o também brasileiro Daniel Xavier, a quem venceu na final do campeonato nacional do ano passado. Daniel, atleta olímpico em Londres, somou 633 pontos na fase de classificação, foi 20.º colocado da classificação e vai enfrentar Guilhermo Guimpel (Chile).

Já Bernardo Oliveira somou 631 pontos para ser o 22.º colocado. Na primeira rodada do mata-mata, vai jogar diante de Juan Stevens (Cuba). Nas quartas de final, pode enfrentar o norte-americano Brady Ellison, de quem Marcus Vinicius perdeu na final do Mundial no ano passado. O jovem brasileiro e Ellison só vão se confrontar numa eventual final, uma vez que estão em chaves opostas.

O desempenho ruim de Bernardo e Daniel fez com que o Brasil fosse só o quinto melhor entre sete equipes. Na sexta, o time enfrenta o Canadá por uma vaga na semifinal. Se avançar, terá pela frente os EUA, cujos atletas foram os três primeiros da fase de classificação.

continua após a publicidade

Entre as mulheres, desempenho mediano. Ane Marcelle foi oitava (630 pontos), Larissa Feitosa a 12.ª (619) e Sarah Nikitin a 13.ª (618). Na quarta, elas vão enfrentar, respectivamente, Lorisglenis Ojea (Cuba), Yesenia Valencia (Guatemala) e Verona Villegas (Venezuela). Se avançarem por duas rodadas, Sarah e Larissa se enfrentam nas quartas de final.

Por fim, nas equipes femininas, o Brasil foi o quarto melhor entre nove times e vai ficar de Bye na primeira rodada do mata-mata. Começa já nas quartas de final, contra a Venezuela. Se passar, pega o México.

continua após a publicidade