Duas duplas brasileiras avançaram à segunda fase da chave masculina da etapa polonesa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, disputada em Stare Jablonki. Nesta quinta-feira, Márcio/Ricardo e Pedro Solberg/Harley venceram suas duas partidas e garantiram classificação antecipada. Na sexta, eles entram em quadra para lutar pela primeira colocação de seus grupos.
Apesar do bom desempenho das duas duplas brasileiras, a quinta-feira ficou marcada pelas vitórias dos campeões olímpicos Todd Rogers e Phil Dalhausser, desempenho que lhes garantiu o título antecipado do Circuito Mundial 2010. Com a classificação à segunda fase assegurada, a dupla norte-americana deixará a etapa polonesa com no mínimo 6.140 pontos e não pode mais ser alcançada pelos vice-líderes Alison e Emanuel – podem somar no máximo seis mil pontos até o fim da temporada.
A dupla brasileira, aliás, iniciou o dia com boa vitória sobre os austríacos Doppler/Mellitzer por 2 sets a 0. Mas na sequência, frente aos alemães Klemperer e Koreng, foi surpreendida e acabou derrotada por 2 a 1.
Márcio e Ricardo tiveram mais tranquilidade e não perderam um único set nesta quinta. Primeiro venceram os espanhóis Mesa e Lario por 21/14 e 21/18 e, na sequência, os alemães Erdmann e Matysik por 21/18 e 21/12. “Jogamos contra estas mesmas duplas no Grand Slam da Áustria, na semana passada. Assim como foi lá, conseguimos vencê-las jogando bem, o que é importante neste início de torneio”, lembrou Márcio.
Para garantir vaga na próxima fase, Pedro Solberg e Harley venceram a dupla suíça Bella/Laciga e a polonesa Wojtasik/Szternel pelo mesmo placar: duplo 21/18. Agora, buscando a primeira colocação da chave, enfrentam na sexta-feira os campeões olímpicos Todd Rogers e Phil Dalhausser.
Ainda nesta quinta-feira, Benjamin e Bruno Schmidt perderam a primeira partida para os letões Plavins e Smedins por 2 a 1, mas se recuperaram na sequência e venceram os dinamarqueses Hoyer e Soderberg por 2 a 0. Thiago e Pedro Cunha, por sua vez, foram derrotados pelos checos Benes e Kubala e pelos estonianos Jaani e Vesik, os dois jogos por 2 a 1.