Com uma equipe repleta de judocas novatos, ainda em busca de experiência internacional, o Brasil conquistou uma medalha de bronze no primeiro dia de disputa do Grand Slam de Baku, neste sábado, no Azerbaijão. O responsável pelo pódio brasileiro na competição que faz parte do circuito mundial de judô foi Marcelo Contini, na categoria até 73kg.
Marcelo Contini começou a competição com vitória sobre um judoca da casa, Nadir Babayev. Depois, ganhou de Odbayar Ganbaatar, da Mongólia. Aí, já na semifinal, ele perdeu para Victor Scvortov, dos Emirados Árabes Unidos, o que fez com que fosse para a disputa da medalha de bronze, quando derrotou o georgiano Zebeda Rekhviashvili e garantiu pódio.
“Foi sensacional!. Perdi uma semifinal em que estava ganhando e fiquei com um sentimento muito ruim. Porém, na disputa do bronze, estava perdendo e joguei de ippon faltando 1 segundo! É uma sensação única, que jamais vou esquecer”, disse Marcelo Contini. “Consegui ser agressivo em todas as minhas lutas e isso me deixou muito satisfeito”, completou.
Outros três judocas brasileiros lutaram neste sábado no Grand Slam de Baku, mas perderam todos logo na estreia: Diego Santos (até 60kg), Leandro Cunha (até 66kg) e Mariana Barros (até 63kg). Neste domingo, no último dia da competição, o Brasil será representado por Felipe Costa (até 81kg), Nacif Elias (até 90kg), Rafael Buzacarini (até 100kg), David Moura (acima de 100kg), Walter Santos (acima de 100kg), Nádia Merli (até 70kg), Claudirene Cezar (acima de 78kg) e Maria Suelen Altheman (acima de 78kg).