O Flamengo precisou contar com a estrela do ala Marcelinho Machado na noite desta terça-feira para seguir na luta pelo bicampeonato do Novo Basquete Brasil (NBB). O jogador da seleção brasileira fez uma cesta de três pontos a menos de dois segundos do fim do jogo para dar a vitória por 86 a 85 sobre o Vivo/Franca, fora de casa, que fechou a série melhor de cinco das semifinais em 3 a 1.
Garantido na final da segunda edição do NBB, o Flamengo espera agora pelo vencedor do confronto entre Pitágoras/Minas e Universo/BRB/Financeira Brasília, que lidera a série por 2 a 1. Caso o time do Distrito Federal confirme a vantagem, a decisão deste ano será uma reedição de 2009, quando a equipe carioca venceu o Brasília por 3 a 2 no duelo.
A um triunfo da final, o Flamengo começou melhor o jogo desta terça, ignorando a numerosa torcida do Franca, que praticamente lotava o Ginásio Pedrocão. A força das arquibancadas só fez diferença a partir do segundo quarto, quando o time francano reagiu e cortou uma diferença de nove pontos para apenas um antes do intervalo, passando à frente no placar na volta dos vestiários.
Em um final emocionante, o Franca parecia estar próximo da vitória quando fez 85 a 83, restando 19 segundos. Mas então Marcelinho, que vinha mal na partida e acordou no último quarto, decidiu o jogo ao fazer um arremesso de três certeiro, deixando o time anfitrião com menos de dois segundos para ainda tentar a vitória. Rogério bem que arriscou de três, mas errou.
O ala terminou a partida com 21 pontos pelo Flamengo, sendo 15 deles no quarto período. Marcelinho ainda foi o cestinha do jogo ao lado do armador Helinho, que conseguiu a mesma pontuação pelo Franca. O ala/pivô Jefferson e o armador Hélio também se destacaram pelo clube carioca, anotando 19 e 18 pontos, respectivamente. No time francano, o pivô Ricardo Probst ainda marcou um duplo-duplo de 17 pontos e 13 rebotes.
O Flamengo pode conhecer o seu adversário na decisão do NBB nesta quinta-feira, quando o Minas recebe o Brasília precisando da vitória para evitar a eliminação. Caso o time mineiro consiga triunfar, a definição ficará para o quinto jogo, na capital federal, na tarde de sábado.