Está marcado para hoje, às 14h, na sede da Federação Paranaense de Futebol, o arbitral para definir os últimos detalhes do Campeonato Paranaense 2012. A fórmula será a mesma de 2011, uma vez que o regulamento precisa ser repetido durante dois anos.
Assim, as 12 equipes se enfrentarão em turno e returno, com o campeão de cada turno decidindo o título e os dois últimos sendo rebaixados. Caso o mesmo time fature as duas etapas, será campeão diretamente.
A principal novidade fica já para 2013, quando estádios que não têm iluminação artificial não poderão receber jogos de meio de semana, que serão realizados à noite, para facilitar a grade da TV.
“Isto atrapalha muito a grade da TV e as partidas terão que ser a noite. Assim, se o local não puder receber as partidas neste horário, o time terá que buscar outro estádio em sua praça. Já estamos avisando com um ano de antecedência para dar tempo para todos se prepararem”, explicou o vice-presidente da FPF, Amilton Stival.
Em 2012, os estádios que não têm luz artificial são o Janguito Malucelli, do Corinthians-PR, o Emílio Gomes, do Iraty, e o José Chiappim, do Arapongas. Mas para o ano que vem todos estão liberados para receber jogos durante a semana.
STJD
Em julgamento realizado no Rio de Janeiro, ontem, o STJD não acatou o pedido do Foz do Iguaçu e manteve os resultados da Segundona, que corria o risco de ter sua fase final anulada.
O Foz entrou com um recurso contra a decisão do TJD-PR, que puniu o clube com a perda de seis pontos, devido à escalação do lateral-direito Alison contra o Iguaçu, que estaria suspenso. Entretanto, a suspensão teria sido cumprida na partida diante do São José, que não ocorreu. O Foz alegou que o jogo foi considerado como W.O e teria documentos da FPF comprovando isto.
Porém, por unanimidade, o STJD manteve a decisão do TJD-PR e a equipe seguiu com a perda dos seis pontos. Com isto, Londrina, campeão, e Toledo, vice, estão confirmados na elite estadual no ano que vem.
FPF
A FPF também foi julgada ontem por atrasos em dois jogos neste Brasileiro, ambos na Arena.
O primeiro, 19/8, na vitória do Atlético por 2×1 sobre o Cruzeiro. O jogo começou dois minutos após o horário previsto.
Já no triunfo do Furacão por 2×0 sobre o Internacional, 2/10, foram seis minutos de atraso. Para cada partida a FPF recebeu uma multa de R$ 3 mil, totalizando R$ 6 mil.