O catariano Nasser Al-Attiyah, que venceu a última edição do Rally Dakar, não começou bem a competição em 2012. O atual campeão até iniciou na frente a primeira especial, disputa neste domingo, entre as cidades argentinas de Mar del Plata e Santa Rosa de la Pampa, porém o piloto enfrentou problemas e perdeu muito tempo durante a etapa, terminando em 38.º colocado.
Ao lado de seu navegador, o espanhol Lucas Cruz, Al-Attiyah teve problemas com seu Hummer H3 e perdeu um tempo considerável na primeira especial. Não fosse o auxílio do companheiro de equipe, Robby Gordon, os dois não chegariam até a cidade de Energia, primeira parada. Ao final da etapa, Al-Attiyah ficou com a 38.ª posição, 9min51s atrás do primeiro, o russo Leonid Novitskiy, da equipe X-Raid. “No deslocamento, Lucas e eu paramos para consertar o carro. Dessa forma, levamos duas horas, porque não vimos passar nosso caminhão de apoio. Agora espero que os mecânicos trabalhem bem para resolver o problema e, principalmente, para que não o tenhamos mais”, completou Al-Attiyah.
Os problemas mecânicos logo na primeira etapa deixaram Al-Attiyah descrente, porém ele ainda mantém as esperanças de conquistar o título pela segunda vez.
Espanhol é o líder
O piloto espanhol Marc Coma venceu a segunda etapa do Rali Dacar, disputada ontem entre as cidades de Santa Rosa de la Pampa e San Rafael, na Argentina, e assumiu a liderança da classificação geral da competição.
O francês Cyril Despres chegou em segundo, a 1min18 de Coma. O espanhol Joan Barreda terminou em terceiro, a 2min33 do vencedor, e o chileno Francisco López foi o quarto, a 2min44.
Com esta vitória, Coma, que compete pela equipe KTM, lidera agora no geral com 2min30 de vantagem sobre López, da Aprilia, e 2min52 sobre Despres (KTM).
Felipe Zanol, da KTM, chegou em 16.º (a 14min21) e foi o melhor brasileiro na etapa. Zé Hélio, da Huqsvarna, chegou hoje em 21.º (a 17min49), e Ike Klaumann, que compete com moto da mesma montadora, terminou em 34.º (a 27min22). No geral, Zanol é o 15.º, Zé Hélio está em 23.º e Klaumann, em 33.º.
Hoje, na terceira etapa, entre San Rafael e San Juan, os pilotos percorrerão 561 quilômetros, com 270 deles cronometrados em um traçado pedregoso e que cruza vários rios.