Acompanhando a explosão das corridasde rua em todo o mundo, a Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro, que este ano acontece dia 8 de julho, e reunirá 20 mil pessoas, tem apresentado dois aspectos interessantes: A participação crescente de corredores de outros países e de mulheres no evento.
Este ano, o número de estrangeiros que estará na prova mais charmosa do mundo terá um aumento de 25% com relação à última edição. Esse crescimento vem acontecendo ano após ano, colocando a Cidade Maravilhosa no ranking das corridas mais procuradas do mundo.
Em 2010, estiveram na disputa e concluíram as provas da Maratona do Rio, atletas de 32 nações. No ano seguinte, a quantidade de países chegou a 78. Em números, representam mais de 10% do total de concluintes das provas. Em 2011, atletas de países da América do Sul e da Europa foram os que mais procuraram o Rio de Janeiro para correr. O restante veio das Américas do Norte e Central, Ásia e África. O crescimento nas 03 provas representa 29%.
A prova de 42 km terá largada às 7h30 na Praça do Pontal do Tim Maia, no Recreio dos Bandeirantes, passando pelas praias do Recreio, Reserva, Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e chegando no Aterro do Flamengo. A largada da Meia Maratona 21 km, será às 6h40 na Praia do Pepê, Barra da Tijuca, e a da Olympikus Family Run 6km, acontece às 8h no Aterro do Flamengo, na altura da Rua Cruz Lima, mesmo local das chegadas da maratona e da meia maratona.