Já está definida a localização de cada quilômetro do trajeto da 8.ª. Maratona de Curitiba, que será realizada no próximo dia 21. No percurso, já aferido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), os atletas vão passar por 22 dos 75 bairros da cidade, tendo no roteiro ainda pontos turísticos como o Largo da Ordem, a Catedral Basílica, Praça da Espanha e Jardim Botânico, entre outros.
O trajeto é o mesmo do ano passado. As últimas mudanças aconteceram em 2002, quando a altimetria de todo o percurso foi revista. O número de subidas e descidas muito acentuadas foi reduzido, permitindo assim que os corredores alcancem melhor índice técnico. As mudanças foram programadas ainda para reduzir o excessivo esforço dos cadeirantes.
A Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, foi mantida como local da largada e da chegada. A alteração, neste ano, são os horários. O feminino larga mais cedo, às 7h da manhã; em seguida, largam os cadeirantes, às 7h20; e, às 7h30, larga o pelotão masculino.
A saída da primeira maratona, em 1997, foi do Autódromo de Pinhais. Da segunda à quinta edições, do estacionamento do Parque Barigüi, às margens da BR-277, com chegada na Pedreira Paulo Leminski, que fica no Pilarzinho. Na sexta e sétima edições, a saída e chegada foram na Praça Nossa Senhora de Salete.
As inscrições para a maratona estão abertas até 20 de novembro, mas podem ser interrompidas antes dessa data caso o número limite de 2.300 atletas seja atingido. Os interessados devem se dirigir à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, ou pelo endereço eletrônico inscricoes@maratonadecuritiba.com.br.
De acordo com o regulamento, o tempo máximo para conclusão da corrida é de 6 horas. A previsão é de que o primeiro atleta conclua a prova às 9h40, duas horas e 10 minutos após a largada.